4 dicas de como melhorar o ambiente da academia

Dicas de como melhorar o ambiente da academia: nos últimos anos, as academias têm se transformado em um espaço de promoção da saúde e da qualidade de vida. Para acompanhar essa tendência, os empreendedores devem apostar em artifícios que melhoram a experiência dos seus alunos dentro do seu estúdio. Uma estratégia infalível é investir na ambientação do espaço, de forma a tornar a prática das atividades físicas e o convívio dos alunos e professores ainda mais agradável.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para melhorar o ambiente da sua academia! Venha conferir para atrair novos alunos e aumentar o sucesso do seu negócio no mercado fitness!

Volume da música na academia

A música é um artifício excelente para a qualidade do treino pois, além de deixar o ambiente mais animado, ela dá energia extra para os alunos. No entanto, é fundamental que o volume esteja adequado, senão, no lugar de ajudar, a música pode acabar tornando o local desagradável. Prova disso são as reclamações diárias de alunos ou mesmo funcionários pedindo para aumentar ou diminuir o volume da música.

Como não dá para agradar a todo mundo, o ideal é seguir orientações publicadas na literatura científica da área. De acordo com as recomendações da Environmental Protection Agency (EPA), o volume mais adequado para as academias é de 85 decibéis, o que é um pouco mais alto do que a conversa entre 2 pessoas ou o equivalente a um liquidificador em funcionamento.

Assim, a manutenção da música em um volume adequado permite que os alunos escutem bem as orientações do professor e que as pessoas conversem sem precisar ficar gritando.

Temperatura na academia

A temperatura é outro fator que tem forte impacto na qualidade do treino dos alunos. Da mesma forma que o volume da música, a temperatura das salas não deve ser excessivamente alta ou baixa. Temperaturas elevadas podem provocar variações na frequência cardíaca e, quando muito baixas, podem prejudicar a respiração dos alunos.

Assim, para manter o treino agradável, o ideal é que a temperatura fique sempre em torno de 20ºC a 23ºC. Além disso, é preciso prestar atenção à umidade do ambiente, que deve permanecer por volta de 30 a 60%.

Disposição dos aparelhos na academia

Se tem algo que pode melhorar a experiência dos alunos durante a prática das atividades físicas, é a disposição dos aparelhos na academia. Assim, é mais do que essencial que os aparelhos estejam organizados de forma a permitir a livre circulação de todos os usuários, além de garantir um espaço suficiente para o desenvolvimento do treino.

Várias dicas podem ajudar a otimizar o ambiente, tais como organizar os aparelhos em ilhas segundo o grupo muscular que é trabalhado por cada um deles e planejar as salas de acordo com a modalidade das aulas oferecidas.

Piso para a academia

Outro aspecto que pode promover o bem-estar dos alunos é escolher o piso adequado para sua academia. Diversos fatores interferem nessa escolha, tais como as modalidades físicas oferecidas e o público-alvo atendido. Nesse contexto, cada sala pode ter um piso diferente, sendo que o material poderá variar de acordo com o tipo da aula e com a faixa etária dos alunos que a frequentam.

Para as aulas de dança, por exemplo, é importante ter um piso que amorteça o impacto e, ainda, permita a fluidez dos movimentos. Por outro lado, para as salas de musculação, é preciso ter um material mais resistente e, ao mesmo tempo, antiderrapante.

Ao revestir o piso com um material adequado, você garante não só um melhor desempenho durante os treinos mas, também, a segurança e o conforto tanto para os alunos como para os professores.

Ficou claro que, investindo na ambientação, você certamente garantirá uma boa experiência para os usuários da sua academia, aumentando a captação de novos alunos. Agora é a sua vez de entrar para a conversa: deixe um comentário contando as suas experiências com a ambientação na academia!

Empresa Especializada

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.