5 dicas de marketing de relacionamento para retenção de clientes

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Marketing de relacionamento para retenção de clientes: a facilidade de acesso às informações contribuiu para a formação de um novo perfil de consumidores: exigentes, questionadores e que aceitam somente serviços que vão atender bem as suas expectativas. Conhecer quem são essas pessoas e quais os seus desejos é importante para que os empresários possam adaptar e melhorar seus produtos e serviços para conquistar clientes. Nesse processo, o relacionamento entre academia e frequentadores é determinante para o planejamento estratégico.

Conquistar um novo cliente é trabalhoso e depende de uma série de investimentos. Porém, fidelizar um consumidor é mais fácil, tem custo menor e ainda é mais rentável para a empresa — e uma academia precisa de clientes recorrentes. Mas, para isso, é necessário desenvolver ações que possam aproximar as pessoas do seu estabelecimento, gerar confiança e criar uma base de informações que possa ser usada para melhorar o seu negócio.

Neste artigo separamos algumas dicas de marketing de relacionamento para ser usado na sua academia. Confira!

Conheça seus clientes

A empresa que tem uma base confiável de dados tem grandes chances de se destacar no mercado. As informações são essenciais para a construção de um planejamento estratégico que leve em consideração a oferta de serviços, o posicionamento e a relação com os consumidores.

Para ter essas informações, a academia precisa manter um banco de dados com as informações cadastrais e as impressões e avaliações dos clientes — e mantê-lo sempre atualizado.

Segmente os alunos

Para fazer o marketing de relacionamento é preciso conhecer seus alunos, tanto atuais como em potencial. A partir dessas informações, você pode definir os perfis de seus frequentadores e, com isso, criar estratégias, ofertas e abordagens específicas para cada pessoa.

Crie estratégias personalizadas

As dicas de marketing de relacionamento dos tópicos anteriores explicam a importância de ter um banco de dados e interpretá-lo estrategicamente. Essas informações devem ser usadas para criar estratégias de comunicação e relacionamento direcionadas para cada perfil de consumidores que possa ter. Enviar e-mails com descontos no dia do aniversário, criar uma newsletter com dicas de saúde e bem-estar, estabelecer atendimento personalizado e serviços exclusivos são algumas possibilidades a serem exploradas.

Trabalhe continuamente

Não interrompa os trabalhos de marketing de relacionamento e estabeleça um cronograma de atuação, em que podem ser definidas as datas para cada estratégia, os períodos de contato com os clientes (como envio de e-mails nos aniversários) e o início de cada campanha. Além de automatizar esses processos, ainda é importante fazer o monitoramento de cada ação para saber o que deu certo, o que deu errado e, assim, melhorar constantemente o seu trabalho.

Tenha o apoio da sua equipe

As ações de relacionamento devem ser contínuas para que a empresa possa colher bons resultados. Para isso, é importante envolver seus colaboradores nesse processo de conhecer e se aproximar dos alunos: treiná-los conforme a nova política da empresa, instruí-los sobre como atender cada cliente e incentivar a troca de ideias entre os seus profissionais e os alunos.

Com isso é possível gerar confiança, credibilidade, colocar em prática as suas estratégias e ainda ter outra fonte de informação sobre os seus serviços.

Com essas dicas de marketing de relacionamento, vai ser mais fácil manter os alunos fidelizados e, por consequência, conseguir que renovem o plano. Para saber a hora certa de fazer essa oferta, confira nosso infográfico!

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