5 erros mais cometidos no marketing para academias

Na hora de selecionar as melhores ideias para o marketing da sua empresa, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes. Existem erros que muitas vezes são cometidos no marketing para academias e que podem prejudicar a sua campanha, mas não se preocupe! Preparamos esse texto para ajudar você a saber quais são eles e poder evitá-los. Acompanhe:

Não conhecer bem os seus clientes

Para selecionar as táticas mais efetivas, é preciso saber exatamente quem é seu cliente. Nesse momento, é comum que os donos de empresas partam de “achismos” para traçar o perfil do seu público-alvo e, muitas vezes, isso leva a suposições erradas. Para evitá-las, observe e faça pesquisas junto aos seus alunos. Procure saber a faixa etária predominante, a situação financeira, os costumes e gostos e considere esses dados na hora de escolher as estratégias mais eficazes para fidelizar os seus clientes já existentes e conquistar novos.

Fazer marketing para academias sem planejamento

Definir estratégias de marketing sem um planejamento bem elaborado é muito comum, principalmente quando se trata de marketing digital. Muitas empresas acham que basta criar uma página em uma rede social e começar a postar.

Porém, isso pode diminuir a efetividade dessas ações e, se elas não estiverem bem alinhadas, pode até causar prejuízos. Por isso, é importantíssimo definir um planejamento prévio para nortear todas as ações, ligando-as a objetivos e metas.

Não mensurar os resultados

Nem todas as estratégias funcionam bem para todas as empresas e, por isso, é preciso mensurar os resultados das táticas adotadas. Com as metas e objetivos traçados no planejamento, fica mais fácil fazer uma medição dos resultados de cada ação. Saber quais são as que funcionam melhor ou pior permite melhorias e otimização de recursos no futuro.

Fazer propaganda enganosa

Às vezes, na hora de desenvolver as ações de marketing, as academias exageram nas suas qualidades, pensando que transmitir, a todo custo, uma imagem positiva é a melhor ideia. O que elas muitas vezes esquecem é que, quando os alunos descobrirem que a realidade é diferente do que foi prometido, se sentirão ludibriados. Isso cria para a empresa uma imagem negativa e espanta os clientes.

Não investir em estratégias inovadoras

A todo momento surgem novas técnicas de marketing e algumas delas podem ser ideais para ajudar sua academia a crescer. Seja com o marketing digital, com a utilização de vídeos, dentre outras, é importante estar sempre atualizado.

Algo que vem ganhando cada vez mais espaço é o marketing sensorial. É mais do que comprovado que criar uma atmosfera agradável é essencial para melhorar a experiência do cliente, e o marketing sensorial faz justamente isso estimulando os sentidos.

Seja por meio das cores, dos cheiros ou dos sons, fazer o cliente se sentir melhor é extremamente benéfico para a sua empresa. É importante criar um ambiente que transmita energia e deixe o aluno se sentindo ativo e com vontade de realizar seus exercícios.

Uma das formas de fazer isso é com uma boa seleção musical, por exemplo. Investir tempo para criar uma seleção que tenha esse efeito é uma excelente forma de estimular que eles aproveitem melhor o tempo quando estão na sua academia.

Com essas dicas, você poderá evitar os principais erros cometidos no marketing para academias! Comece já a fazer seu planejamento, mensurar seus resultados e, principalmente, buscar as ideias mais inovadoras para agregar às suas campanhas. E agora queremos ouvir você: deixe seu comentário nos contando o que achou dessas dicas!

Empresa especializada

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

 

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.