5 livros que todo gestor de academia deveria ler já

5 livros que todo gestor de academia deveria ler já: ter uma academia é como ter qualquer outra empresa. Então, ainda que seja um ambiente descontraído, baseado em uma atividade de prazer pessoal e embalado por boas músicas e estímulo, a gestão para continuidade e crescimento do negócio é necessária.

Muitas vezes, quem é gestor de academia tem experiência na área, mas não no empreendedorismo. Isso ocorre por dois motivos: por ter passado todo o tempo de trabalho como contratado de outro negócio, ou porque terminou o ensino superior e quer ter sua própria marca fitness no mercado.

Para ajudá-lo, seguem cinco dicas de livros para que, como empreendedor da área, você leia e cresça como empresário. Acompanhe e escolha o seu.

Vendas e retenção: 83 lições para academias e clubes esportivos

Escrito pelo educador físico, professor e consultor de negócios Fábio Saba em conjunto com o administrador de empresas Marco Túlio Pimenta, o livro dá lições para gestores aumentarem e fidelizarem a base de alunos.

Os ensinamentos foram desenvolvidos para academias de todos os portes. São conceitos teóricos com aplicação prática para vender os serviços e o valor deles para a percepção das pessoas desde que procuram a empresa. O conteúdo leva em consideração também os aspectos internos do funcionamento de centros fitness.

Academia na era do conhecimento

A publicação do consultor empresarial Jorge Gonçalves é um compilado de textos e artigos dele e relatos de empresários de sucesso do mundo da ginástica. A finalidade é mostrar como o gestor de academia pode aperfeiçoar seu negócio acompanhando as tendências, já que na época em que vivemos é fácil obtermos informação e conhecimento.

Na leitura, o empreendedor otimiza sua gestão mostrando como melhorar a experiência do cliente em todos os aspectos, não apenas com os equipamentos mais modernos existentes.

A estratégia do oceano azul

Na obra, os oceanos azul e vermelho representam a empresa e sua concorrência, respectivamente. O conceito foi criado pelos professores de estratégia e gestão Renée Mauborgne e W. Chan Kim – que afirmam que se deve separar os oceanos e tornar o vermelho irrelevante.

Eles chegaram à ideia após estudar cerca de 180 indústrias de sucesso e insucesso, e perceberem métodos de vencimento no mercado incomuns. A conclusão foi que a criação de nichos ou atendimento a necessidades que ainda não eram praticados torna a concorrência dispensável para o público. E o grande benefício da leitura é aprender essa estratégia e como executá-la.

O poder do hábito

Hábitos têm poder e influência. E foi pensando nisso que o repórter do New York Times e vencedor do Prêmio Pulitzer, Charles Duhigg, escreveu como pequenas práticas e seus ciclos levam pessoas e organizações a terem sucesso. Além disso, a obra auxilia o gestor de academia na percepção dos hábitos e ciclos a serem empregados em favor do gerenciamento.

Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir

Ainda que o livro tenha um tom motivacional, pode-se extrair experiências e aprendizado para aplicação na gestão. Simon Sinek – autor, palestrante e consultor de gestão – reuniu estudos e análises sobre empresários e líderes que fizeram sucesso e até mesmo mudaram realidades, como Steve Jobs e Martin Luther King.

Você já leu alguma dessas obras ou tem outra dica interessante de título para gestor de academia? Deixe sua opinião ou contribuição nos comentários.

Empresa especializada

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.