7 tendências de marketing para academias em 2016

Veja 7 tendências de marketing para academias em 2016

Muitas pessoas se lembram apenas da comunicação e da publicidade quando falamos em tendências de marketing. No entanto, é importante lembrar que não são apenas essas duas partes que compõem o mix de marketing, e por isso outras iniciativas podem também fazer parte dessas tendências. Isso é especialmente verdade quando se fala de um mercado mais específico, como o marketing para academias.

Por isso, trouxemos no post de hoje 7 tendências desse mercado para que você possa ver se negócio crescer ainda mais em 2016. Acompanhe:

Novos incentivos

Vivemos em uma era em que as pessoas seguem uma busca incansável pela saúde e pela estética. Porém, nem todos gostam do ambiente de treinos e por isso precisam de incentivos diferentes para manterem o foco nos exercícios e nos seus objetivos.

Nesse sentido, cabe à academia oferecer benefícios diferenciados para estimular a aderência de seus alunos, como planos, aulas diferentes, descontos progressivos, benefícios para famílias, entre outros.

Foco na experiência

Falando em benefícios, o consumidor de hoje está muito mais exigente e por isso as empresas precisam oferecer mais do que apenas o serviço normal. No caso das academias, não basta apenas ter bons equipamentos, preço, horários e professores. É preciso oferecer algo a mais para os alunos. A aposta do ano é que esse objetivo possa ser atendido fornecendo uma experiência diferenciada para os alunos, seja oferecendo aulas diferenciadas, modalidades de treino mais personalizadas ou um ambiente cada vez melhor.

Marketing sensorial

Outra maneira de garantir uma experiência diferenciada para os alunos é o marketing sensorial, uma tendência forte para o próximo ano. Essa metodologia prevê ações que estimulem os sentidos das pessoas de uma forma mais ampla que o marketing convencional. Fragrâncias exclusivas da marca, design do espaço interno, circuitos e o layout dos equipamentos, assim como a trilha sonora da academia, fazem parte do marketing sensorial.

Construção de marca

Com tantas opções de academia disponíveis, os alunos agora não busca apenas um espaço dedicado à prática de atividade físicas: o que leva um potencial cliente escolher por uma ou por outra é valor agregado. Por isso, durante o próximo ano será fundamental investir na construção da marca da sua academia — ou seja, dar a ela uma identidade com a qual seus alunos possam se identificar. Uma boa ideia para isso é trabalhar para criar verdadeiras grifes do mundo fitness.

Preocupação com a comunidade

Outra boa maneira de trabalhar a identidade da marca é focar na comunidade ao redor dela. É muito comum que os alunos levem a proximidade em consideração na hora de escolher e optem por frequentar academias perto de sua casa ou de seu trabalho. Assim, aquelas que investirem nesse tipo de marketing, se integrando à comunidade ao se redor e mostrando preocupação com ela, terão resultados maiores em seus negócios.

Essas são as tendências que acreditamos vão merecer seu investimento em 2016 no marketing para academias. Para começar a investir nelas, conheça também a Rádio Academia, a trilha sonora personalizada para academias, e já aposte no marketing sensorial!

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