Academia cheia? Saiba como evitar problemas com alunos

Como evitar de deixar sua academia cheia:

Todo dono de academia sabe que existem dois períodos para sua empresa: a época de baixa e a época de alta. Então, no verão, quando as salas enchem, ele pode ficar muito mais tranquilo, pois sabe que não vai faltar dinheiro  para honrar compromissos. Porém, se os alunos tiverem que lidar com a academia cheia constantemente, você pode perdê-los rapidamente para a concorrência. Por isso, essa época também exige estratégia do dono de academia, para conseguir atender mais gente e, principalmente, motivar esses novos alunos a continuar quando o frio chegar. Confira algumas dicas:

1. Motive os alunos a evitar a academia cheia

Uma medida simples e muito eficiente para evitar a superlotação é instruir os alunos sobre quais períodos a academia costuma ficar mais vazia. Isso pode ser feito pelas redes sociais, professores e até mesmo via anúncio na rádio do local. Assim, os alunos que tiverem a oportunidade de mudar de horário com certeza o farão, pois todo mundo gosta de malhar tranquilo, deixando a academia um pouco mais vazia nos horários de pico. Se preferir, você pode até oferecer descontos para quem frequentá-la em horários alternativos, como de manhã ou depois do almoço.

2. Aposte numa boa programação de rádio

O rádio é uma ferramenta essencial em qualquer academia. Aquela sequência de músicas precisa ser estrategicamente pensada para motivar o maior número de alunos possível, mas também pode ser usada para deixá-los mais tranquilos. Ela pode exibir anúncios que motivem os alunos a demorar somente o necessário em cada aparelho e estimular o revezamento, por exemplo. Usar essa ferramenta para pedir que os alunos mantenham a academia organizada também ajuda muito a manter os períodos de academia cheia bem mais agradáveis.

3. Invista no treinamento dos monitores

Os aparelhos costumam ser o grande foco de congestionamento quando a academia está cheia. Nesses momentos, os professores podem ser um enorme diferencial, sugerindo exercícios funcionais que possam ser alternativas ao aparelho, fazendo o aluno poupar o tempo de espera. Para isso, é preciso incentivar esse tipo de atitude nos funcionários, oferecendo cursos que ensinem as novidades do mundo fitness e incentivando-os a usar a criatividade ao montar os treinos dos alunos.

4. Atualize os aparelhos

Para evitar que os alunos percam tempo trocando anilhas de aparelhos antigos, o ideal é procurar trocá-los pelos mais modernos e fáceis de usar, que muitas vezes vêm com seus próprios pesos, exigindo apenas que o aluno ajuste-o para usar. Isso ajuda até mesmo quem deseja revezar o uso, pois é mais fácil mudar o peso quando necessário. Academia mais moderna também precisa de menos manutenção, evitando que os aparelhos fiquem fora de uso, o que pode irritar alunos comprometidos com seus treinos.

5. Ouça as reclamações

É claro que a vivência de um profissional de academia não pode ser ignorada, mas, às vezes, a experiência do aluno precisa ser levada em consideração. Ao receber uma crítica, tente entender como aquilo prejudica seu aluno e se esforce ao máximo para resolver o problema. Muitas vezes, eles até podem oferecer soluções que você não pensaria. Por isso, ser compreensivo e atencioso é a melhor solução para cativar seu cliente, mesmo em momentos de academia cheia.

Aproveite os períodos de academia cheia para cativar seus clientes e manter muitos alunos pelo ano inteiro. Para saber como administrar seu negócio de maneira eficiente e lucrativa, assine nossa newsletter!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.