Como a expectativa versus a entrega impacta na retenção dos seus alunos?

Você já parou pra pensar se você corresponde a todas as expectativas que seu aluno criou quando tomou a decisão de fechar o plano na sua academia?

Pois é, isso é algo de extrema importância e que precisa ser levado em consideração pelos gestores na hora de avaliar porque o índice de retenção de alunos está tão baixo, mas que geralmente é negligenciado.

A regra é bem simples, se você não entregar todos os benefícios que o aluno achou que teria, ele deixa de entender sua academia como um investimento e passa a pensar nela como um custo, o que motiva o cancelamento do plano e, então, ele deixa de malhar, ou vai para uma academia onde ele enxergue mais valor, que pode até mesmo ser uma Low Cost.

Esse na verdade é o segredo das conhecidas Low Costs, quando um aluno decide por ir a uma academia dessa, ele não tem grandes expectativas, ele imagina que terá bons equipamentos e um espaço bom para realizar seu treino e está tudo bem, pois ele está pagando  pouco mesmo.

Mas quando ele começa, além do que ele já esperava, a música é motivante, o layout é bacana, existe uma iluminação agradável, o aluno se sente bem ali, ele tem uma boa experiência e… Pronto! Eles já entregaram mais do que o aluno esperava, ele se sente feliz com isso, pois acredita que seu dinheiro está sendo bem gasto.

Nas academias Full Service, ou seja, que entregam além das áreas de musculação e cardio, uma equipe que vai acompanhar o treino dos alunos e aulas coletivas dos mais diferentes tipos, essa entrega não pode ser diferente, na verdade ela tem que ser ainda melhor.

Quando o aluno vai até uma academia desse formato e opta por fechar um plano, ele espera que, por estar investindo mais ele terá mais resultados, participando das aulas coletivas (e que essas aulas serão muito legais) e que os professores estarão de fato comprometidos com seus resultados. Portanto, esse é o mínimo que você deve entregar para estar empatado no lance expectativa X realidade.

Só que ainda é preciso mais, é preciso superar essas expectativas!

Pense em lugares que você gosta de ir… lojas, restaurantes ou qualquer outro lugar, porque você gosta de ir lá? Se você analisar friamente, esses lugares não tem planos anuais que te façam voltar então você volta pois gosta de como se sente lá, porque sua experiência foi boa!

E na academia não pode ser diferente, você precisa vender de novo a academia todos os dias para seus alunos, fazê-los se sentir bem para que tenham vontade de voltar no dia seguinte e no outro e no outro e aí sim, eles vão começar a ver os resultados aparecendo, afinal de contas era isso que eles queriam  quando começaram e é isso que precisa para continuarem se sentindo motivados e nem sonhar em cancelar o plano dele na academia.

Bom, acho que deu pra entender que superar as expectativas dos seus alunos é a chave principal para que eles tenham vontade de voltar todos os dias, sintam que a academia é sua 3° casa, vejam os resultados aparecendo e, por fim, fiquem por muito tempo na academia, o que vai aumentar sua taxa de retenção, certo?

Então, para conseguir isso, você precisa de fato se importar com como seus alunos se sentem na academia e para isso é preciso criar uma experiência extraordinária. Reflita se seu atendimento está bom, se sua música está motivante e de acordo com o perfil de seu público principal, se sua comunicação com os alunos é adequada e se eles sabem de tudo que você prepara para eles, enfim, reflita de verdade se você consegue conquistá-los de novo todos os dias. Se você quiser entrar mais no assunto sobre como motivar e fidelizar seus alunos, criamos um post sobre isso que pode te ajudar bastante também.

Espero tê-lo ajudado com isso e conseguido te mostrar o quão importante é saber se você supera as expectativas de seus alunos.

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Ana Carolina

 

Sobre Ana Carolina 

Sou coordenadora de marketing na ListenX. Canceriana, apaixonada pelo que faço e amante de música, livros, natureza e viagens.

 

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