Como aplicar o marketing sensorial em academias?

Marketing sensorial em academias: aplicada como uma forma de marketing sensorial, a música pode proporcionar uma melhor experiência ao seus alunos e impactar na fidelização. Para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre essa ótima estratégia e como ela pode ser usada em uma academia, trouxemos neste post dicas que poderão fazer muita diferença na conquista de bons resultados, tanto para os alunos como para o seu negócio.

Siga conosco e confira nossas dicas!

O que é marketing sensorial

Marketing sensorial são formas de causar boas experiências no consumidor por meio de elementos que despertem os sentidos. Ele pode ser utilizado para causar uma boa primeira impressão, com um aroma agradável, por exemplo, ou até para estimular a permanência de um cliente em um determinado ambiente.

Em academias, o marketing sensorial pode trabalhar especialmente com as escolhas de aromas que suavizem o ambiente e principalmente das músicas que vão motivar as atividades dos alunos.

O poder da música na academia

A música é um poderoso estimulante para as atividades físicas. Músicas de ritmo acelerado podem fazer com que o cérebro libere dopamina e opioide, que impulsionam o bom humor, fazendo com que os rendimentos físicos dos praticantes de exercícios sejam muito maiores.

Com isso, os clientes ficam mais satisfeitos e felizes no ambiente da academia, o que tem um impacto direto em sua fidelização. Para ter esses benefícios, escolher uma boa playlist é fundamental.

Músicas bem selecionadas

Embora seja comprovado que a música é uma excelente forma de sentir mais prazer nas atividades físicas, é preciso saber a forma certa de agradar os alunos com a playlist. Além de escolher músicas que estejam alinhadas com as preferências do seu público, as faixas selecionadas precisam ser eficientes para causar as sensações que você planeja estimular.

Essa é uma tarefa que demanda muito tempo, pesquisa e conhecimento do público, e suas preferências pessoais devem ser deixadas de lado. Por isso, uma boa ideia é contar com a ajuda de uma empresa especializada para elaborar a playlist.

Odores estimulantes

Como é um ambiente de muito exercício físico, é preciso estar sempre atento à limpeza da academia para que o ambiente não fique com cheiro de suor. Porém, é possível ir além: o uso de fragrâncias bem escolhidas pode deixar seus alunos mais confortáveis na sua academia e estimulá-los a passar mais tempo por lá. Pesquisa apontam que os cheiros de baunilha e rosa marroquina, por exemplo, podem aumentar a permanência de mulheres e homens, respectivamente, em um determinado ambiente.

Outras possibilidades de marketing sensorial

Além da audição e do olfato, o marketing sensorial também pode ser trabalhado a partir de outros sentidos na sua academia.

Use cores fortes nas salas de malhação, por exemplo, para manter os alunos mais animados, e estimule o tato com o uso de materiais confortáveis nos aparelhos. Já o paladar pode ser explorado por meio de ações de degustação em conjunto com empresas de suplementos e barras de cereais, ou mesmo com a instalação de uma lanchonete.

Se você quiser se aprofundar ainda mais nessas técnicas e conhecer outras possibilidades que podem ser exploradas, nosso e-book sobre marketing sensorial é uma excelente leitura.

Gostou das dicas sobre como melhorar ainda mais as experiências de seus alunos com o marketing sensorial? Então não deixe de comentar abaixo!

Empresa Especializada

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

 

 

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.