Como encontrar um diferencial competitivo para minha academia?

Diferencial competitivo para minha academia

Em 2010, o empresário e professor de economia Bhaskar Chakravorti publicou um artigo no site da Universidade de Harvard falando sobre a importância de encontrar um diferencial competitivo para o seu negócio, principalmente em épocas de crise. Um texto que, vale a pena lembrar, foi escrito na época em que os Estados Unidos ainda enfrentavam os efeitos da crise imobiliária de 2008. Nele, Chakravorti vai direto ao ponto e deixa bem claro: é preciso sempre se reinventar e investir (principalmente em momentos de incertezas econômicas) dando como exemplo algumas das maiores empresas da bolsa norte-americana que surgiram ou se reinventaram justamente em épocas conturbadas da indústria, como o Facebook e a Apple.

Agora, será que as academias também podem lucrar com ajuda de um diferencial competitivo? Claro que sim! E para comprovar a nossa ideia, vamos mostrar como é possível fazer isso aqui nesse post. Confira!

Encontrando o seu diferencial

Antes de mais nada, é bom entender uma coisa: diferencial competitivo não tem a ver com preço ou velocidade.

Se você vende mensalidades mais baratas, é fácil que outra academia entre em uma disputa de preço com você. E isso sem falar que é possível que você tenha problemas de caixa por causa desse tipo de batalha. E se você acredita em entregar resultados mais rápidos, bem, isso também não é algo que outros não possam fazer.

Diferenciais competitivos precisam ter 3 características: serem de fácil entendimento, difíceis de serem copiados e sustentáveis economicamente. Características que podem ser encontradas da seguinte maneira.

  • Tente ser o primeiro: se você consegue ser o primeiro a criar ou identificar algo, esse pode ser o seu diferencial por um certo tempo.
  • Seja inovador: querer sair do padrão e se tornar inovador é uma boa maneira para encontrar o diferencial competitivo do seu negócio.
  • Foque na experiência: quando você foca em ter algo intangível, como a experiência, fica mais complicado de um concorrente copiar o seu diferencial.
  • Tenha barreiras de saída: se você consegue criar algo que gere dependência no cliente, fica mais difícil de ele querer sair de perto da sua empresa.

Ainda pensando em como colocar tudo isso em prática na sua academia? Então calma que vamos te passar algumas dicas.

O diferente que ajuda a vender nas academias

Nós já falamos por aqui sobre 4 atividades na academia que você deve investir para atrair alunos, porém, como o assunto agora é diferencial competitivo, ainda existem outras atividades e ações que podem ser levadas em consideração na hora de encontrar o do seu negócio.

Exercícios para a terceira idade

No começo do ano, diversos veículos publicaram uma pesquisa da Acad Brasil (Associação Brasileira de Academias) mostrando como que o hoje as pessoas com mais de 60 já representam um terço dos matriculados em academias no país. Uma porcentagem que tende a crescer ainda mais e pede algumas mudanças das próprias academias — que ainda focam bastante no público jovem.

Gastronomia fitness

Muita gente aproveita o horário de almoço para malhar nas academias. Agora, nem toda academia ainda vê isso como diferencial, onde poderia oferecer algum tipo de alimentação mais leve para quem já está ali na hora da refeição (e que acaba indo procurar algum lugar para comer logo após os exercícios).

Pokemon Go

Não tem nem um mês que a febre do Pokemon Go chegou no Brasil e já temos casos de academias usando o game para atrair mais público para lá.

Sendo assim, se nenhum dos seus concorrentes estiver fazendo o mesmo, que tal investir nessa brincadeira?

Marketing Sensorial

Nós já falamos bastante por aqui sobre os benefícios do marketing sensorial para as academias. E um deles é justamente beneficiar o surgimento do seu diferencial competitivo.

Viu só como é fácil encontrar o diferencial competitivo da sua academia (e como isso pode melhorar os seus negócios)? Então não perca mais tempo: busque agora mesmo o seu e fortaleça a sua empresa nesse momento de crise.

Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe sua dúvida ou sugestão aqui mesmo nos nossos comentários!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.