Como incentivar o aluno a praticar atividade física no inverno

Praticar atividade física no inverno: o inverno está entre os períodos em que as academias mais perdem alunos, principalmente quando a estação é rigorosa e registra temperaturas muito baixas. É só o frio aparecer para a vontade de praticar ir embora e os alunos desistirem dos seus treinos, perdendo todo o esforço dos meses anteriores.

No entanto, esse cenário pode ser revertido! Basta colocar em prática algumas das dicas que daremos a seguir. Então, venha aprender com a gente como manter os alunos motivados a continuarem sua atividade física no inverno! Confira!

Demonstre os benefícios do frio

Muitas pessoas não sabem, mas o inverno é uma das melhores estações do ano para dar um up na saúde e ainda perder peso. Isso porque, no frio, o organismo necessita de mais calorias para se manter aquecido, fazendo com ele aumente o consumo de energia. Ou seja, com a chegada do inverno, o metabolismo se acelera.

Assim, ao treinar nas épocas de temperaturas mais baixas, o corpo irá aproveitar a produção elevada de energia e o emagrecimento vai acontecer facilmente.

Como o metabolismo está mais rápido, geralmente as pessoas consomem alimentos com maior teor calórico, justamente para acompanhar a maior demanda do corpo por energia. Dessa forma, outro benefício de fazer atividade física no inverno é queimar as calorias extras ingeridas nessa estação do ano, o que ajuda na manutenção da forma e da saúde.

E o melhor de tudo: devido às temperaturas mais baixas, a transpiração é reduzida, o que é excelente para aqueles alunos que detestam ficar molhados de suor durante os treinos nas temperaturas elevadas do verão.

Aposte em uma playlist motivadora

O inverno chega trazendo aquela preguiça de largar o aconchego de casa, enfrentar o frio e praticar uma atividade física. Nesse cenário, nada melhor do que apostar em uma playlist motivadora para espantar a preguiça e entrar no clima do treino.

Para isso, é importante escolher as músicas mais adequadas, de forma a ajudar a manter o pique dos alunos, mesmo com o frio do inverno. Nessa escolha, você deve levar alguns fatores em consideração, tais como o perfil dos alunos, o ritmo das aulas e a modalidade das atividades físicas oferecidas pela academia.

Enfatize os resultados já obtidos

Como o consumo de alimentos calóricos tende a aumentar no inverno, é muito comum que os alunos acumulem mais gordura e ganhem peso nessa estação. Além disso, com a interrupção dos treinos e o aumento do sedentarismo nessa época do ano, há grande probabilidade de perda da definição, elasticidade e força muscular conquistadas. O resultado dessa soma? Perda grande parte dos resultados já alcançados, principalmente para os alunos que desejam manter a forma!

Assim, uma maneira muito eficiente de manter os alunos motivados para as atividades físicas durante o inverno é demonstrar os resultados que foram obtidos nos meses anteriores, enfatizando as consequências que podem ser trazidas pela interrupção dos treinos.

Foque nos objetivos do aluno

Quem faz atividades físicas costuma ter objetivos bem definidos, seja o ganho de mais qualidade de vida, o alcance de melhores condições de saúde ou a conquista de uma boa forma física. Esses objetivos podem ser utilizados como ótimos motivadores na manutenção dos treinos pelos alunos!

Por isso, toda vez que um aluno demonstra sinais de desistência em relação às suas atividades físicas, é preciso que ele seja relembrado dos seus objetivos, assim como os caminhos necessários para o alcance das suas metas.

Diante do exposto, ficou claro que não é preciso investir em soluções mirabolantes para evitar a queda do número de matrículas na academia durante o inverno. Medidas simples, mas efetivas, são suficientes para manter a motivação e continuar captando alunos para fazer atividade física no inverno!

Empresa Especializada

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.