Como Fidelizar Alunos na Academia em 5 Passos

Já dizia a máxima do marketing de relacionamento: adquirir um novo cliente é bem mais caro do que mantê-lo satisfeito. Por isso, saber como fidelizar alunos na academia é uma atividade extremamente importante para garantir o sucesso do seu negócio.

Por ser um mercado de serviços com tantos concorrentes, pode parecer uma atividade difícil. Porém, se forem usadas as estratégias certas, é possível melhorar a retenção dos clientes. Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas que podem te ajudar a transformar a realidade do seu negócio. Confira!

Saber ouvir os clientes é o primeiro passo para a fidelização

Com tantas academias por aí, como fazer a diferença? O primeiro passo é saber ouvir o que seus clientes têm a dizer! Muitas vezes eles têm reclamações ou sugestões que podem te ajudar a transformar o seu negócio. Cabe a você ter disponibilidade para ouvir ou não esses insights.

Treine sua equipe de atendimento para que eles saibam exatamente como agir nessas situações. Anote as reclamações, converse com o público no dia a dia e descubra do que eles têm gostado e sentido falta dentro desse ambiente.

O tratamento VIP também é valorizado na academia

Uma das melhores estratégias de como fidelizar alunos na academia é por meio do tratamento VIP, que tem sido muito valorizado. Por isso, aproveite o ambiente da academia para transformar a experiência do seu cliente.

Algumas academias investem em cadeiras de massagem para clientes que são premium, por exemplo. Essa é uma boa sugestão de investimento caso você tenha pacotes diferenciados dentro do seu negócio.

Outra forma de mostrar o valor do seu cliente é por meio da realização de parcerias com outras empresas do segmento. Descubra uma empresa de suplementação ou moda fitness, por exemplo, e faça uma parceria para oferecer descontos exclusivos para os seus alunos.

Conhecer o seu público sem achismos é fundamental para fidelizar o cliente

Um dos pontos principais para a fidelização do seu cliente na academia é justamente conhecer todas as suas especificidades.

Converse com o público, descubra quais são seus interesses, se sua maioria são pessoas que trabalham ou jovens que ainda estão estudando, como eles fazem para conciliar as atividades do dia a dia com a atividade física, etc. Tudo isso é fundamental para transformar o ambiente da sua academia.

Estratégias de marketing de relacionamento são muito bem-vindas

As estratégias de marketing de relacionamento são sempre bem-vindas. Crie programas de fidelidade, dê descontos diferenciados e trabalhe a comunicação direta com o seu público por meio dos mais diversos canais, inclusive os online. Conhecendo bem o seu público, você saberá exatamente como se relacionar com ele para ganhar a simpatia e preferência dessas pessoas.

Investimentos em marketing sensorial transformam a experiência dos alunos

O marketing sensorial também é uma estratégia muito interessante nas academias, sempre focando na fidelização do cliente. As playlists estimulantes e a criação de um ambiente agradável influenciam diretamente na rotina de treino dos alunos.

Procure uma empresa especializada em marketing sensorial e crie dentro da sua academia um ambiente melhor, focando na utilização dos 5 sentidos para aproximar cada vez mais o seu público do seu negócio.

Em um mercado como o de academia, em que é tão comum que os alunos desistam depois de alguns meses, encontrar estratégias para fidelizar os clientes é fundamental para ter sucesso. Tem alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência? Deixe um comentário!

Gostou de saber como fidelizar alunos na academia? Contrate uma empresa especializada!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto e teste por 10 dias GRÁTIS. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.