Está sem criatividade na academia? Veja como contornar a situação

Criatividade na academia: Sabe aquela famosa falta de criatividade que às vezes atrapalha a execução de nossas atividades? Sim, ela tem nome: bloqueio criativo. O termo é utilizado para caracterizar um momento em nossa rotina, em que não conseguimos ter ideias ou pensamentos que nos ajudem a continuar uma atividade. Apesar de ser frequentemente utilizado para classificar a falta de inspiração em profissionais que trabalham com a criatividade – como designers, escritores e músicos – é possível encontrar a manifestação de bloqueios criativos em qualquer pessoa.

Vários motivos podem deixar-nos sem criatividade: noites mal dormidas, problemas de saúde, alimentação irregular, quadros frequentes de estresse e até mesmo má orientação sobre uma determinada atividade que deva ser realizada. Independentemente de qual seja o motivo do bloqueio criativo, existem várias maneiras de tentar contornar essa situação e colocar o cérebro para pensar novamente.

Para você que trabalha em uma academia, mas está sem ideia do que fazer para deixar esse ambiente mais atrativo e interessante para seus alunos, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a solucionar o problema do bloqueio criativo e encontrar novas fontes inspirações. Confira!

Trabalhe em um lugar diferente

Uma das atitudes que uma pessoa com bloqueio criativo pode ter para tentar contornar a situação variar o local de trabalho.

Por mais que você adore sua academia, em alguns dias, o clima intenso e agitado do ambiente pode prejudicar a sua concentração e expressão da sua criatividade, por isso, procurar por uma alternativa pode ser interessante para dar à sua mente uma capacidade de pensar melhor.

Você pode ir a um jardim, a uma biblioteca ou livraria, parques ou até mesmo a uma cafeteria!

Tire alguns minutos do seu dia para estimular o cérebro

Você sabia que é possível estimular a criatividade com atividades super prazerosas? Muitas pessoas utilizam filmes, músicas, livros e até visitas à museus de arte como uma alternativa para quebrar o bloqueio criativo e colocar seu cérebro para trabalhar.

Como essas atividades ajudam a movimentar uma área cerebral que, naturalmente, não utilizamos nas nossas tarefas rotineiras, é fácil compreender como elas podem ajudá-lo a sair do senso comum e despertar novas ideias para o seu empreendimento.

Faça um brainstorming sozinho ou em equipe

O brainstorming é a famosa “chuva de ideias” (ou “toró de pensamento”) que você pode praticar em qualquer situação. Para fugir do seu período sem criatividade na academia, o brainstorming pode ser uma ótima alternativa para forçar sua mente a colocar ideias no papel – até mesmo aquelas mais absurdas, que você jamais pensou em cogitar. O objetivo aqui é, simplesmente, aumentar seu volume de opções e, quem sabe, encontrar uma solução que você não tinha imaginado anteriormente.

Converse com colegas de trabalho, colaboradores e amigos

Ouvir novas opiniões, de colegas de trabalho, de colaboradores ou de amigos, é também uma excelente alternativa para praticar a sua criatividade e encontrar novas ideias para o seu negócio. As pessoas com as quais conversamos regularmente apresentam um ponto de vista diferente do nosso sobre vários aspectos e, por isso, provavelmente, elas devem ter alguma opinião para lhe dar sobre o que fazer na sua academia.

Aproveite o momento em que você se reúne com essas pessoas para poder obter novas ideias e driblar o seu bloqueio criativo.

Abra um espaço para escutar seus alunos

Sabe quem vai ajudá-lo a ter a melhor ideia para inovar na sua academia e conquistar mais alunos- além de fidelizar os antigos? Os seus próprios alunos! Os usuários do seu estabelecimento podem mostrar-lhe – de acordo com a experiência vivida por eles,- quais são os pontos positivos do seu negócio, o que precisa ser melhorado e o que pode ser acrescentado para tornar a sua academia ainda mais atrativa.

Uma boa – e prática – maneira de escutar seus alunos é disponibilizar pesquisas de satisfação no ambiente da sua academia e pedir a eles que as preencham com suas sugestões sobre o que pode ser feito para melhorar o ambiente. Acredite, essas pequenas ideias funcionarão como verdadeiras pílulas de criatividade quando o seu bloqueio chegar.

Use a sua academia para perceber alguma necessidade

Vamos ser sinceros: você já testou ser um aluno da sua própria academia? Se a sua resposta para essa pergunta é não, então essa é a hora de viver essa experiência. Quando você se coloca no lugar do aluno de sua academia, consegue enxergar situações que nem sempre vai perceber enquanto dono ou gerente do negócio.

Tire uma semana para virar um verdadeiro “rato de academia”, praticando todas as aulas e utilizando todas as facilidades que você oferece para seus alunos. Você vai perceber que, ao final dos sete dias, vai ter em mãos várias ideias sobre o que pode fazer para deixar seu estabelecimento ainda mais agradável e atrativo para quem o frequenta.

Crie o hábito de anotar suas ideias em qualquer lugar

Uma ótima alternativa para não perder uma boa ideia é sempre carregar no bolso um bloco de papel e uma caneta, para poder registrá-la em qualquer lugar e a qualquer hora. Esse bloquinho, no momento do seu bloqueio criativo, vai ser uma fonte de várias ideias que, muitas vezes, você nem lembrava que tinham lhe ocorrido.

Busque referências

Outra forma muito prática e que traz bastante resultados é estar sempre antenado no que o pessoal do segmento tem feito. Busque saber quais são as tendências, as datas comemorativas importantes pro mercado fitness e o que o pessoal da categoria tem feito para chamar atenção do público. Você pode ter boas ideias aqui nas dicas de campanha do nosso blog.

Pratique exercícios de relaxamento

Exercícios como a Yoga e a Meditação são reconhecidos por profissionais como alternativas importantes para melhorar o funcionamento cerebral e a nossa capacidade de raciocínio. Por esse motivo, muitos profissionais que trabalham com criatividade têm como hábito praticar essas técnicas, garantindo que sua mente esteja sempre pronta para receber novas ideias. Que tal adicionar uma dessas práticas em sua rotina?

Desligue um pouco seu cérebro e relaxe

Muitas vezes, o bloqueio criativo pode ser nada mais, nada menos, do que um quadro de total estafa e estresse – e é exatamente por isso que você não está conseguindo criar. Portanto, nessas situações, a melhor maneira de fugir do bloqueio é reservar um tempinho da sua rotina para se desligar de tudo e relaxar.

Esse momento de relaxamento não precisa, necessariamente, ser um longo período de férias ou uma viagem no final de semana. Muitas pessoas conseguem desligar e relaxar apenas fazendo algo de que gostam, como tocando um instrumento ou lendo um livro. A grande verdade é que somente você vai saber definir qual atividade vai ajudá-lo a relaxar e se desligar do mundo, mesmo que seja por apenas alguns minutos.

As empresas que oferecem serviços de rádio para academias podem ajudá-lo nesse processo. A ListenX, por exemplo, pode enviar-lhe, todos os meses, ideias criativas envolvendo eventos, campanhas ou promoções, para auxiliá-lo a atingir o sucesso!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.