Entenda os principais motivos dos alunos desistirem da academia

Entenda os principais motivos dos alunos desistirem da academia:evasão de alunos é algo que preocupa os donos de academia de todos os portes e em quaisquer localidades. Isso acontece principalmente em épocas de crise econômica, como o atual momento que o nosso país atravessa, pois em períodos como este as pessoas tendem a cortar alguns gastos.

Por isso, é fundamental que você entenda os principais motivos que levam as pessoas a desistirem de frequentar a academia e saiba como reverter esses aspectos para, assim, conter a evasão de alunos. Continue acompanhando e confira!

1. Desorganização

Os alunos não gostam de frequentar um ambiente desorganizado, que engloba desde a disposição dos aparelhos de ginástica e equipamentos no ambiente físico até as atividades mais burocráticas, como cobrança de mensalidades e definição do cronograma de aulas.

Por isso, tente manter um organograma bem definido, com funções para cada colaborador e um ambiente propício para o bom aproveitamento de todos.

2. Atendimento ruim

Isso não vale apenas para academias, mas para qualquer tipo de estabelecimento. Afinal, ninguém gosta de ser mal tratado e de não ter as suas necessidades atendidas.

Para evitar que a sua academia apresente um mau atendimento aos clientes, faça treinamentos para os funcionários e mantenha-os sempre motivados. Essa ação deverá envolver desde recepcionistas e atendentes até professores.

3. Vergonha do físico

Algumas pessoas podem deixar de frequentar a academia por terem vergonha do seu porte físico. Quem acha que está muito acima do peso ou então muito magro e com pouca massa muscular pode sentir vergonha de treinar no mesmo espaço que um “bombado”, por exemplo.

É claro que você não pode separar os alunos pelo tipo físico, mas pode orientar os professores a adotarem técnicas que deixem os alunos mais à vontade. Outra ideia interessante é a academia ter convênio com outros profissionais como psicólogos, que poderão orientar as pessoas a como agir em situações como essa e manter o controle para atingir os resultados desejados mais rapidamente.

4. Falta de diferenciais

Em um universo cada vez mais competitivo, as pessoas buscam por serviços que ofereçam a melhor relação entre custo e benefício, e é por isso que os “pacotões” estão cada vez mais em alta.

Uma ideia interessante é que a sua academia faça parcerias com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, lojas de suplementos e artigos fitness, entre outros profissionais e estabelecimentos, para que os seus alunos tenham mais motivos para frequentar a sua academia e não uma concorrente.

5. Música ruim

Pode não parecer, mas há um grande número de alunos que deixa de frequentar as academias por não gostar da música que toca no ambiente.

Para solucionar esse problema, sua academia pode contar com serviços como rádios que oferecem playlists personalizadas para cada tipo de público que frequenta a academia em um determinado horário.

Controlar a evasão de alunos na academia pode até parecer difícil, mas com esses pequenos cuidados a chance de manter o seu estabelecimento lotado será muito maior.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma outra sugestão? Não deixe de comentar!

Empresa especializada

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.