Evite cancelamento de alunos! Veja as Dicas

Quando o assunto é o cancelamento de alunos, as pessoas aparecem com as mais diferentes teorias.

A mais comum de se ouvir é que a crise econômica do país é a principal vilã que estimula os alunos a deixarem de treinar e partirem em busca de opções mais baratas ou até deixar de ir a academia, mas será que isso é verdade?

Pensa comigo: porque essa mesma crise não está em outros segmentos? Ao andar pelos bares, restaurantes, shoppings e cinemas da cidade, você pode perceber todos eles lotados. O que motiva as pessoas a decidirem por gastar com uma cervejinha na sexta e não querer pagar a mensalidade da academia?

O primeiro ponto é o “merecimento”. As pessoas trabalham duro, enfrentam transporte público, engolem sapos a semana inteira e quando chega o fim de semana, elas entendem que merecem sair pra descontrair.

Qual a diferença desses negócios para as academias? Simples, nós ainda não conseguimos mostrar para os alunos que somos tão bons e que podemos ser tão prazerosos a ponto de eles entenderem que é um merecimento estar lá. A maioria das pessoas ainda faz atividade física por obrigação e é isso que precisamos mudar para evitar cancelamentos.

Veja aqui então algumas dicas que podem te ajudar a tornar sua academia um ambiente incrível e prazeroso para os alunos.

1.Incentive seus alunos a trazerem amigos

É muito mais gostoso treinar em companhia, muitas vezes quando os alunos fazem os planos com os amigos eles se sentem mais estimulados, um motiva e cobra o outro e o tempo na academia pode ser divertido. Então, porque não investir nessa ideia e pensar em condições especiais para alunos que fizerem a matricula com um amigo?

2.Realize eventos especiais

Os eventos são uma ótima oportunidade de fazer seus alunos interagirem uns com os outros, além de, se bem feito, proporcionar uma experiência agradável, a regra aqui é a mesma de quando os alunos levam um amigo, quanto mais pessoas eles conhecem na academia, quanto mais o ambiente for amigável, menor será a vontade dele de ir embora. Portanto, os eventos podem ser seu aliado para evitar cancelamento de alunos.

Se estiver sem ideias, pode dar uma olhada aqui, que preparamos vários exemplos para você.

3.Atendimento diferenciado

Quem é que não gosta de ser bem tratado? Se sentir importante e bem cuidado? Pois é… Essa é a função de toda a equipe da academia. Certifique-se de que seus funcionários estão felizes e bem treinados, assim, eles farão o melhor atendimento a seus alunos e isso também ajudará a manter a academia cheia.

4.Música também evita cancelamento de alunos

A música é uma forte aliada na fidelização dos alunos, ela estimula dopamina fazendo o aluno sentir prazer e ajuda a distrair o cérebro da percepção de esforço, dor e tempo. Cuidar com carinho do que você vai tocar para seus alunos é muito importante.

Lembre-se que a música certa ajuda muito, porém a música errada causa o efeito contrário e você pode estar perdendo muito com isso.

5.Foco no resultado do aluno

O maior erro dos gestores de academias é que o seu foco geralmente está nos resultados da academia (quanto vendeu, quanto reteve etc.). O que muitos se esquecem é que o resultado dos alunos é que determina o sucesso de uma academia.

A decisão a ser tomada aqui é inverter as estratégias para garantir que seu aluno tenha resultado, faça um acompanhamento, garanta que esse seja o objetivo de toda sua equipe e assim, o sucesso da academia será uma consequência.

Bom, eu tenho certeza de que se você mudar a forma de pensar e cuidar desses itens que citei aqui com carinho, os seus resultados serão muito satisfatórios.

A RadioAcademia da ListenX pode ser uma forte aliada para essas estratégias, além de garantir a música certa, ela tem diversas funções de comunicação com os alunos e ainda te ajuda com dicas de campanha e eventos para motivar os alunos.

 

 

 

Ana Carolina


Sobre Ana Carolina 

Sou coordenadora de marketing na ListenX. Canceriana, apaixonada pelo que faço e amante de música, livros, natureza e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.