Gestão Tributária em academias: qual a importância?

Gestão Tributária em academias: a carga tributária é uma das maiores preocupações de todo empresário brasileiro. Apesar disso, muitos empreendedores e gestores de academia desconsideram esse fator por não oferecerem a venda de produtos em si. Achando uma tarefa pouco importante, não levam a sério o controle tributário.

A verdade, entretanto, é que essa gestão é crucial para o sucesso da academia e influencia até mesmo no comportamento dos clientes. Quer saber como isso acontece? Então continue lendo e entenda a importância dessa gestão em academias.

Impactos da gestão tributária na atuação da academia

A gestão tributária é importante porque ela permite que o negócio fique totalmente regularizado perante o Fisco. Com todos os impostos devidamente quitados, é possível evitar problemas com a fiscalização, por exemplo.

Além de isso diminuir os custos, isso também gera mais confiabilidade para a academia, além de evitar prejuízos para a reputação dela — algo que realmente merece atenção, não é mesmo?

A gestão tributária também tem impacto em relação aos preços. Quando feita da maneira correta, ela diminui legalmente a quantidade devida de impostos. Nesse caso, a academia passa a ter menos despesas e consegue formar preços mais atrativos para seus clientes.

Aumento da retenção de clientes graças à gestão tributária

Por falar em clientes, essa gestão também tem a ver com a retenção. Você deve estar se perguntando “Como assim?”. É simples: com a escolha do regime tributário correto é possível oferecer mais benefícios aos funcionários, gerando descontos no imposto devido.

Isso gera mais motivação e, ao final, atendimento melhorado. Para os clientes, isso se reflete em mais qualidade — o que gera mais retenção.

O pagamento menos intenso de impostos de maneira legal também permite que recursos antes destinados ao Fisco sejam aplicados em investimentos na academia, o que gera melhorias na satisfação dos clientes.

3 dicas para melhorar a gestão tributária

Uma boa gestão tributária em academias, portanto, impacta preço, qualidade de serviço e retenção de clientes. Para fazê-la corretamente, algumas dicas incluem:

Encontre o melhor regime tributário

Nem sempre optar pelo Simples Nacional, por exemplo, é a melhor opção para a sua academia. Em muitos casos, o lucro presumido ou mesmo lucro real oferece possibilidades melhores, que devem ser consideradas.

Portanto, é fundamental selecionar corretamente qual é o regime tributário mais adequado para a sua academia, considerando margem de lucro e faturamento em geral.

Trabalhe com a ajuda de um contador

Para essa escolha, inclusive, é relevante ter a ajuda de um contador. Esse profissional tem experiência e conhecimentos sobre o assunto para definir o que traz mais benefícios para a sua academia.

Além disso, esse profissional fica responsável por cumprir a legislação de maneira adequada, fazendo todos os registros e declarações exigidas de forma segura.

Considere automatizar a contabilidade

O trabalho do contador pode ficar mais fácil com uma mãozinha da tecnologia. Por isso, vale a pena considerar automatizar a contabilidade por meio da aquisição de um software de gestão.

Integrado, esse software não vai ajudar apenas a gestão tributária, mas também vai favorecer a gestão da academia como um todo, oferecendo resultados cada vez melhores.

A gestão tributária em academias influencia não apenas a regularidade e reputação da empresa, mas também sua retenção de clientes. Por isso, vale a pena garantir que essa gestão seja a melhor possível para trazer a segurança necessária para o seu empreendimento.

Como anda a sua gestão tributária? Participe nos comentários e compartilhe suas experiências!

Empresa especializada

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.