Layout de academia: como otimizar o espaço

É fundamental que o layout de academia tenha um planejamento compatível com as modalidades das aulas oferecidas, além de um espaço seguro e descontraído para seus alunos. Um espaço bem planejado permite que os alunos circulem e treinem de forma confortável, sem trombar com outras pessoas ou ficar aguardando por muito tempo para executar o próximo exercício da sua ficha.

Depositphotos_31652625_m-2015.jpg.jpeg

Por isso, ao montar o layout de sua academia, é preciso que você leve em consideração alguns pontos que tornarão o seu espaço mais otimizado. Quer aprender como planejar a disposição dos aparelhos? Então confira algumas dicas que ajudarão a otimizar o espaço e conseguir um ambiente agradável de convívio para os seus alunos.

Priorize a segurança dos alunos

Acima de tudo, uma academia deve oferecer segurança para os seus alunos, independentemente do público que ela atenda — crianças, idosos ou adultos. Portanto, evite deixar equipamentos em locais que favoreçam tropeços e quedas ou que possam induzir a uma utilização inadequada, causando lesões em seus alunos e funcionários.

Além disso, permita um acesso visual a todos os objetos e aparelhos que apresentem algum tipo de risco para os usuários da sua academia.

Organize os equipamentos em setores

Disponha os equipamentos em setores, de acordo com o grupo muscular trabalhado, com a modalidade de exercício a que ele se destina ou com o perfil da atividade física exercida nas aulas. Agrupe, por exemplo, os aparelhos utilizados para malhar os músculos da perna em um setor e, no outro, aqueles usados para os músculos dos braços. Assim, os alunos terão maior facilidade durante os seus treinos, evitando grandes deslocamentos na academia durante a troca de aparelhos.

É fundamental, ainda, que sua academia tenha um amplo espaço dedicado à circulação e ao treino, de forma a incentivar um exercício contínuo e sem interrupções desnecessárias.

Abuse dos espelhos

Os espelhos são uma ótima opção para fazer com que o seu espaço pareça maior do que ele realmente é, além de deixar o ambiente mais claro e agradável. Por isso, não tenha medo de abusar dos espelhos nas salas da sua academia. Dê prioridade para espelhos grandes e largos, que cubram toda a extensão das paredes, criando a sensação de um espaço mais amplo e iluminado.

Use o truque de cores

As cores têm o poder de causar diferentes sensações nas pessoas e algumas delas são essenciais para dar a impressão de um espaço mais amplo. Por isso, se a sua intenção é fazer com os estúdios da sua academia pareçam maiores, é essencial que você saiba escolher uma combinação correta de cores.

Um excelente truque para fazer um ambiente parecer mais largo é pintar as paredes laterais com uma cor mais escura e a parede do fundo com uma cor mais clara, pois isso dá a impressão de profundidade e amplitude.

Viu só como alguns truques são fundamentais para deixar o seu espaço mais agradável para o treino e o convívio dos seus alunos? Agora que você já sabe como deve ser o layout da sua academia, é só colocar a mão na massa!

Gostou das nossas dicas de organização? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro de outras dicas que tornarão a sua academia ainda melhor!

Captura de Tela 2016-04-15 às 14.49.09

Cuide da motivação dos seus alunos com a RadioAcademia.

Captura de Tela 2016-04-15 às 14.15.49

 

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.