Marketing Sensorial: você conhece essa tendência?

Marketing Sensorial: aumentar a retenção de clientes na sua academia pode soar como uma tarefa difícil, mas, se você usar as estratégias corretas, ela pode ser mais simples do que parece. Existem algumas técnicas que são pouco conhecidas dentro do mercado de academias e, por isso mesmo, podem representar um grande diferencial para o seu negócio.

Dentre todas as opções, as mais interessantes são as que trabalham diretamente o ponto de venda, como o marketing sensorial, por exemplo. Continue lendo e saiba mais sobre essa tendência!

O que é marketing sensorial e como ele funciona?

O marketing sensorial é uma estratégia aplicada ao ponto de venda que estimula os 5 sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). A ideia dessa estratégia é, por meio desse estímulo, causar sensações boas no cliente, de maneira que ele associe a marca a coisas positivas, melhorando seu relacionamento com ela e aumentando o consumo. Ao sentir o cheiro característico da sua loja ou produto, por exemplo, o cliente conseguirá se lembrar da sua marca instantaneamente. Assim, a estratégia aumenta o share of mind e pode despertar o desejo de compra puramente emocional.

Como aplicar a estratégia de marketing sensorial na minha academia?

Para aplicar o marketing sensorial na sua academia, o primeiro passo é analisar e entender a situação de consumo nesse ambiente. Observe as vontades dos alunos, seus hábitos, como eles têm se comportado dentro da sua academia, com o que eles têm tido mais prazer e mais dificuldade.

Com base nessa análise comportamental, você poderá elaborar uma boa estratégia de marketing sensorial dentro daquele ambiente. Dois sentidos que podem ser bastante explorados em academias são visão e audição.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Visão

Antes de tudo, sua academia precisa ter um visual agradável. Lembre-se de que os clientes vão passar pelo menos 1 hora de seus dias dentro daquele ambiente, e por isso é necessário que ele seja interessante e estimule sensações agradáveis no organismo de cada um deles. Por isso, se preocupe com a disposição dos aparelhos, para que a sala não pareça muito cheia ou apertada. Investir em espelhos é uma excelente maneira de causar a sensação de que o espaço é mais amplo.

A decoração também pode ajudar a incentivar seus alunos durante os treinos. Cores mais animadas para as salas de musculação e cardio e mais tranquilas para espaços de aula como yoga podem fazer muita diferença na experiência dos alunos.

Audição

A música dentro da academia ajuda a estimular a execução das atividades físicas. São escolhidas músicas-chave, capazes de despertar sensações que garantam que os alunos farão suas atividades de forma otimizada, sempre aproveitando cada vez mais os equipamentos e instrutores disponíveis no ambiente. Isso ajuda não só a manter a recorrência de comparecimento nas aulas como a melhorar os resultados de cada um deles.

O marketing sensorial é fundamental para garantir que o consumidor crie uma relação interessante com a empresa. Apesar de poucos utilizarem esse tipo de estratégia, ela é fundamental para estreitar os laços entre marca e cliente, fazendo com que ele se identifique cada vez mais com a sua academia e que continue frequentando-a diariamente.

Quer saber mais sobre marketing sensorial ou tem alguma dúvida?

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

 

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.