O impacto da música na percepção dos alunos

Ao contrário do que você pode imaginar a música tem um grande impacto na percepção dos seus alunos, por esse motivo trouxe 5 fatores onde a música pode ajudar a motivar, fidelizar, reter e encantar seus alunos.

Primeiramente, se você é gestor ou proprietário de uma academia, você já notou que precisa criar uma programação musical que atenda diferentes perfis de pessoas ao mesmo tempo, sem esquecer o foco principal que é deixar seus alunos estimulados e motivados para o treino.

Vamos pensar assim, os alunos motivados frequentam mais a academia, com isso eles conseguem obter cada vez mais resultados, somando essas duas coisas dificilmente seus alunos vão procurar o concorrente.

A música mesmo que inconscientemente tem uma grande influência na vida das pessoas, vou te mostrar um exemplo prático: Tem lugares onde a música é tão animada que você sem perceber já começa a bater os pés, balançar a cabeça, o clima é tão agradável que você perde a noção do tempo, tenho certeza que isso já aconteceu com você.

Então, eu vou te mostrar alguns pontos onde a música pode ajudar nos treinos dos seus alunos e como você pode trabalhar para cuidar muito bem disso.

1 – A música certa reduz a percepção de esforço

Em uma pesquisa realizada em Londres pelo especialista em psicologia esportiva Dr. Costa Karageorgis da Universidade Brunel, a música tem um grande poder, ela diminui a percepção de esforço, ela consegue enganar a mente incentivando os pensamentos positivos, fazendo o seu aluno se sentir menos cansado durante o treino.

Com a música você consegue bloquear os sintomas relacionados á fadiga como pulmões pesados, batimentos cardíacos acelerados, e ainda reduzir a percepção de esforço em até 10%.

Isso significa que, com a música certa seu aluno treina mais, melhor, mais feliz e tem mais resultados, além disso, e embora a música não reduza a percepção do esforço durante o exercício muito pesado, ela pode fazê-lo sentir-se mais positivo em uma carga de trabalho elevada até ao ponto de exaustão.

2 – A música certa estimula os movimentos durante o treino

Já foram feitas pesquisas e isso é certo, as músicas que contém batidas animadas estimulam o seu cérebro, isso pode te ajudar muito, sabe porque?

Basicamente o ritmo da música durante o treino estimula a área motora do cérebro que é responsável pelo movimento. Com a música certa você ajuda seus alunos terem mais resultados usando a sua energia de forma mais eficiente nas atividades como corridas e levantamento de peso, por exemplo.

3 – A Dopamina: O neurotransmissor que motiva

A dopamina é um neurotransmissor comum no cérebro humano, ele é responsável na liberação de “premiar” uma atividade humana, está ligada a motivação. Sabe quando você come um doce, ou algo que você goste muito e em seguida tem aquela sensação de bem-estar, então, é a dopamina que faz você se sentir assim.

Em Montreal, pesquisadores da Universidade McGill monitoraram os níveis liberados de dopamina enquanto a pessoa está ouvindo música e conseguiram comprovar que seu  nível cresceu 9%, ou seja, se ela motiva e com o uso da música ela aumenta no organismo das pessoas, se você utilizar a música certa na sua academia automaticamente seus alunos vão ficar mais motivados e isso aumentará o rendimento durante o treino.

4 – A música aumenta a fidelização dos alunos

Nós sabemos que o que fideliza os seus alunos são os resultados que eles alcançam malhando, pois quando eles fecham o plano eles estão cheios de objetivos. Porém para que o aluno consiga atingir as suas metas é preciso ter frequência na academia, correto?
Lembra que citamos nos tópicos acima que a música tem o poder de diminuir a percepção de esforço, e ainda consegue enganar a mente incentivando os pensamentos positivos? Então, a música certa vai motivar seus alunos, eles vão frequentar a academia e o resultado vai ser atingido mais rápido, pronto com isso feito você irá ganhar alunos fiéis.

5- A música certa reduz a taxa de cancelamentos

Pronto, te mostrei todas as influências que a música tem na hora do treino dos seus alunos, agora eu vou te mostrar o que a música certa pode fazer para  a sua academia.

Vamos ao primeiro ponto, o que torna os seus alunos fiéis na academia é o resultado que ele consegue ao malhar, é quando ele começa a notar a diferença em seu corpo, se sente mais motivado a continuar malhando. Quando as pessoas vão se matricular na academia, elas vão cheias de metas, seja ficar forte, emagrecer, ou até mesmo ser mais saudável. Mas para o aluno ter esse resultado esperado ele precisa frequentar a academia todos os dias, porém se sua academia não tiver um ambiente agradável você já começa perder alunos nesse ponto.

Vamos pontuar os benefícios da música:

  • Ela reduz a percepção de tempo e esforço;
  • Estimula o movimento e dá prazer;
  • Motiva o corpo e o cérebro.

Resumindo, essa é a fórmula perfeita para que seu aluno se sinta motivado e estimulado durante o treino, frequentar a academia vai ser algo mais prazeroso. Está comprovado! A música certa tem um grande poder nas pessoas, mesmo que inconsciente, cuide da música na sua academia.

Rádio Academia

A Rádio Academia da ListenX, tem tudo o que você precisa para encantar, fidelizar e reter seus alunos com a música e a comunicação certa, assim, o seu trabalho é 0 e os resultados são imediatos. Você pode começar agora mesmo experimentando o serviço por 7 dias sem pagar nada!
Rádio Academia

 

 

 

 

Sobre Luana Ferreira

Faço parte da equipe de marketing da ListenX. Sagitariana, um pouco falante, risonha na maioria das vezes e sempre dedicada e feliz com o meu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.