Passo a passo: como fazer fluxo de caixa em academias

Como fazer fluxo de caixa em academias

É bastante comum que os donos de academia sejam profissionais formados em Educação Física. Na maior parte das universidades do país, nenhuma disciplina desse curso se destina a ensinar como administrar uma empresa ou fazer gestão financeira. O resultado é que os empreendedores da área têm dificuldades em alguns aspectos básicos de gestão, como fazer fluxo de caixa, por exemplo.

Se essa é a sua realidade e você quer saber mais sobre como gerenciar as entradas e saídas de valores do seu negócio, continue a leitura e veja nosso passo a passo de como realizar o fluxo de caixa na sua academia:

Calcule o saldo inicial

O primeiro passo é calcular quanto de dinheiro o seu negócio possui. Para isso, basta somar os valores que estão depositados em contas bancárias e também o dinheiro que está no próprio estabelecimento. Esse já é um passo e tanto, pois te levará a saber de todos os recursos que estão disponíveis, caso seja necessário fazer o giro em algum momento.

Crie categorias de receitas e despesas

É necessário que você categorize as suas receitas e despesas. No caso das receitas, a maior parte vem da mensalidade paga pelos alunos ou mesmo de valores acertados para avaliações ou taxas extras. Já as despesas costumam ser de salários dos colaboradores, manutenção de equipamentos, aluguel, contas mensais como luz e telefone, etc.

Registre todas as entradas e saídas

O fechamento do caixa pode ser feito diariamente ou mensalmente, de acordo com a movimentação de dinheiro na sua academia. No entanto, em ambos os casos, devem ser registradas todas as entradas e saídas, por mais insignificantes que elas sejam.

Pequenos valores retirados, como o pagamento de uma conta a um fornecedor, podem parecer pouco de forma isolada, mas representam muito quando se acumulam ao longo de um mês.

Mantenha o caixa em constante atualização

É muito comum que ocorram mudanças ou alterações no fluxo do caixa ao longo do mês. Uma despesa que antes não existia pode surgir, como a compra de um equipamento novo, por exemplo. Ou então uma receita de última hora, como a matrícula de novos alunos. Tudo isso deve ser atualizado constantemente e lançado todos os dias, mesmo que o fechamento do caixa seja feito mensalmente.

Saiba como fazer fluxo de caixa usando a tecnologia

Se você ainda faz o caixa da sua academia em um caderno ou folha de papel, é uma boa hora de recorrer a um método mais simples, seguro e funcional. Hoje em dia existem vários softwares gratuitos que permitem um fluxo de caixa mais eficiente e seguro. Até mesmo uma planilha do Excel ou do Google Planilhas é bem mais eficientes e completa do que a velha folha de caderno.

Se seguir as dicas sobre como fazer fluxo de caixa que demos aqui, a parte financeira e organizacional da sua academia vão melhorar e muito. E você ainda vai entender melhor os seus recursos financeiros e como administrá-los. Comece agora mesmo!

E, se ainda tiver dúvidas sobre como fazer, deixe um comentário aqui embaixo, contando pra gente.  Como sempre, teremos prazer em ajudar!

Empresa especializada

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

 

 

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.