Por que devo conhecer o gosto musical do aluno antes de criar playlist?

Gosto musical do aluno: a música é, para muitos, o combustível da vida. Ela une as pessoas, faz com que todos se animem, conversem sobre o assunto e, além disso, diverte e entretém. É por este (e por alguns outros motivos) que os serviços de streaming musicais fazem tanto sucesso, assim como os shows e os mais variados tipos de artistas. A verdade é que existe gosto para tudo, e a música, mesmo unindo as pessoas, também mostra como todos nós pensamos de formas diferentes.

Você já sabe como o marketing se faz até pelos ouvidos, e sabe também como a música é peça fundamental para a motivação nas atividades físicas, por exemplo. Mas você sabia que o poder da melodia vai além disso também? O gosto musical de um aluno diz muito sobre ele, e é necessário que você conheça este gosto para que possa criar uma playlist que realmente funcione no clima de academia, que deve ser cheio de energia e motivação!

Mas, afinal, por que exatamente você deveria conhecer o gosto musical de seu aluno da academia antes de criar uma playlist para ele? Continue nos acompanhando para essa resposta e muito mais dicas!

O gosto musical diz muito sobre como as pessoas pensam

Pode parecer brincadeira, mas é verdade. O tipo de música, ou seja, o estilo musical da preferência de cada pessoa revela muitos segredos sobre ela. Isso acontece porque a música, como qualquer outra forma de arte, se caracteriza também como uma forma de expressão. Ao nos sentirmos bem ouvindo determinadas canções, é possível que concordemos de certa forma com a mensagem que aquela letra e melodia nos transmitem. Interessante, concorda?

Além disso, saindo um pouco da maneira de pensar, a maneira de agir também se manifesta musicalmente. Pessoas suaves, tranquilas e serenas costumam preferir músicas que passam esse tipo de sensação. É porque nosso cérebro está ligado sensorialmente com a música, e ela se conecta também com nosso gênio e nossa personalidade.

Por isso, ele diz muito também sobre como funcionamos (até na academia!)

Se nosso gosto musical se relaciona com as nossas atitudes, é certo que preferimos determinados tipos de melodia para exercer as diferentes atividades que nos são exigidas diariamente. Para estudar, por exemplo, uma música mais tranquila cai bem. Para dançar bastante em uma festa, músicas animadas e com tons altos são a melhor pedida.

Sendo assim, é essencial ter em mente o gosto da turma na academia para montar uma playlist que combine de verdade com aquelas pessoas e faça com que o treino siga sem percepção de tempo e dor, o que consequente motiva e gera mais resultados — e, nesse caso, o que deve ser sempre levado em conta é conseguir criar uma atmosfera agradável e motivante para a maioria das pessoas que está malhando simultaneamente no ambiente.

Gosto musical do aluno: A música motiva e fideliza

O gosto musical do aluno, portanto, deve ser bem trabalhado e explorado para que o potencial físico máximo dele seja também desenvolvido. E isso faz toda a diferença na hora do treino: os alunos se sentem mais bem dispostos, animados e contentes, afinal, eles estão realmente felizes com o que está tocando para eles.

Tenha sempre em mente que o que vai realmente interferir na experiência é a motivação dos meus alunos que, por estarem engajados na prática de exercícios, têm resultados mais rápidos e não desistem facilmente pelo nível de relação que atingem com o treino e com o próprio corpo — além disso, resultados mais rápidos geram uma motivação ainda maior, como um ciclo. E isso pode ser atingido com a música que se coloca no ambiente, que tem todo este poder de estímulo!

Conclusão: A música certa motiva aumentando os resultados e uma vez que os alunos alcançam os objetivos estão fidelizados e engajados com a academia, o que  reduz a taxa de cancelamento.

Que tal fazer uma pesquisa com seus alunos perguntando com qual tipo de música eles mais se sentem motivados? O resultado pode gerar uma compilação de gêneros incrível e funcional para o ambiente!

E aí, entendeu melhor sobre como nosso gosto musical se relaciona diretamente com o nosso jeito de ser, pensar e agir e como isso se relaciona com a motivação deles? Já conheceu mais sobre as músicas que seus alunos curtem? Temos certeza de que nossas dicas serão muito úteis para o ambiente de academia, principalmente. Deixe um comentário contanto suas experiências em relação a isso!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.