Por que investir em rádio para academia na crise? Saiba aqui!

Rádio para academia: cerca de 60% dos alunos das academias não renovam seus planos e, em sua maioria, isso acontece por 2 razões : 1.O aluno migrou para um concorrente que lhe pareceu melhor ou 2. Ele não viu resultado e acabou desmotivado desistindo de treinar.

Em tempos de crise, é preciso fidelizar e manter os alunos já matriculados, isso irá garantir um faturamento estável, sem contar que clientes felizes podem ser responsáveis por até 65% das novas vendas através do famoso “boca-a-boca”.

A melhor forma de reverter esse quadro é investir na experiência do aluno durante o tempo em que ele está treinando e a música com certeza é sua melhor aliada para que isso aconteça. Leia aqui como a música pode te ajudar a acabar com a crise!

Os benefícios da música para academias

Em tempos de crise econômica, mais importante do que conquistar novos clientes é buscar estratégias para a fidelização do público da academia. Vale dizer que uma clientela satisfeita e fidelizada é responsável por boa parte das novas vendas, e isso é bastante significante.

Por ser um recurso barato e altamente motivador, a música se torna uma poderosa aliada no processo de fidelização de seus clientes. Com a escolha adequada das faixas, é possível atrair e incentivar pessoas ao mesmo tempo que garante inúmeros benefícios aos praticantes de atividades físicas. Entenda:

Maior identificação com o espaço

Quando frequentam um local agradável, as pessoas tendem a retornar com frequência porque se identificam com ele. Na academia é a mesma coisa, e um dos recursos mais utilizados para torná-la atraente é a música. Em locais com grande agrupamento de pessoas, os estímulos musicais deixam os indivíduos mais confiantes e ainda afastam o sentimento de negatividade, gerando a condição perfeita para o desenvolvimento da comunicação.

Proprietários que apostam na música como elemento principal de atração devem fazer um planejamento antes de escolher as faixas principais. É importante que os estilos tocados agradem ou se adaptem à diferentes gostos para incentivar a integração e o estabelecimento de novas amizades. Lembre-se que, quanto mais divertida e interessante for a academia, mais tempo as pessoas vão querer permanecer nela.

A música incentiva a prática de exercícios e diminui as faltas

O principal motivo para a desistência na academia é o descontentamento com os resultados. Apressados em visualizar os benefícios da atividade física, muitos alunos se frustram porque não conseguem atingir objetivos no tempo estabelecido. Embora o ganho de massa ou perda de peso sejam processos naturalmente demorados, eles podem, sim, ser otimizados com um incentivo externo. Este pode ser obtido com o acompanhamento de uma música ideal para o exercício físico.

É sabido que a presença do som durante o treino oferece mais energia e ânimo ao praticante, tornando qualquer atividade física mais fácil e prazerosa. Isso ocorre a partir da liberação de endorfinas (hormônios ligados ao prazer), que fazem com que o corpo seja frequentemente desafiado a bater novas metas e manter seu desempenho ao máximo. Como consequência, o aluno vê os resultados mais rápido e sente que a atividade vale a pena. Para o proprietário, o benefício é garantido com a diminuição das faltas ou desistências e a manutenção das matrículas em dia.

Proporciona bem-estar físico e mental

A harmonia de sons e a escolha das composições ideais deixam qualquer exercício mais prazeroso e divertido. Nessas condições, a academia pode se tornar sinônimo de um refúgio para o bem-estar físico e mental do aluno, o que é um incentivo para que ele retorne à prática todos os dias. Os exercícios acompanhados de música são capazes de diminuir a sensação de ansiedade, da depressão e solidão. Além disso, eles combatem a liberação de hormônios ligados ao estresse, proporcionando a melhora instantânea do humor e do sistema imunológico.

Mais do que garantir um corpo bonito, a academia deve ser um espaço voltado para a conquista de uma mente mais saudável e equilibrada. Nessa segunda função, a música tem papel fundamental para o reforço de relações e compartilhamento de sensações durante o treino. Especialmente em aulas realizadas em grupos, a escolha dos sons adequados pode ajudar a espantar o cansaço e a tensão do dia a dia, abrindo espaço para a troca de experiências — boas e ruins — e para o sentimento de felicidade.

Por que investir em uma rádio para academia?

Um dos maiores desafios dos proprietários está na escolha das músicas que serão tocadas na academia. Embora pareça eficiente, a seleção com base no gosto próprio ou nas tendências pode ser aceita de forma negativa pelo público. Considere que a repetição das músicas mais tocadas no momento ou a manutenção de um único estilo musical pode deixar os alunos descontentes e desmotivados. Para acertar na escolha, você pode optar entre duas estratégias: pesquisa de preferência com os alunos ou a contratação de uma rádio para academia.

A primeira opção permite englobar estilos musicais diferentes e é ideal para agradar todos os gostos. O único problema é que demanda uma tarefa de levantamento demorada, com o risco de não ter alcance total da opinião dos alunos. Além disso, ainda que cada pessoa tenha suas próprias preferências musicais bem definidas, existem ritmos e composições que são considerados ideais para o ambiente esportivo. Nesse sentido, a contratação de uma rádio para academia ainda é a melhor saída para obter bons resultados e satisfação dos clientes.

Vantagens da rádio para academia

Uma rádio de academia possui playlist específica para as atividades desenvolvidas no ambiente esportivo. Sejam para exercícios individuais ou em grupo, as seleções são totalmente pensadas para motivar os alunos e melhorar a comunicação interna. Assim, diferente de uma escolha aleatória, a qualidade dos resultados é garantida porque a rádio é criada e planejada por uma empresa especializada em marketing sensorial.

Nesse serviço, a seleção das faixas é feita a partir do conhecimento de estilos musicais e suas influências nos sentidos do ouvinte. A partir disso, os profissionais da empresa conseguem definir e adequar determinado som ou gênero à atividade ou exercício realizado. Com o estímulo garantido, os alunos se sentem mais dispostos e incentivados a manter suas experiências dentro da academia.

Proprietários agora podem ter a certeza de que mais do que divertir e trazer movimento ao ambiente, a rádio para academia pode se tornar uma ferramenta chave para manter clientes sempre motivados.

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.