Por que seus alunos devem evitar fones de ouvido?

Alunos devem evitar fones de ouvido: todos os dias é possível perceber várias pessoas utilizando fones de ouvido. Nas ruas, no ônibus, restaurantes e academias. A praticidade deste acessório para quem quer escapar dos barulhos cotidianos torna a sua utilização cada vez mais crescente entre crianças, jovens e adultos de todas as idades.

Porém, esta prática que envolve direcionar o som para dentro do ouvido pode trazer riscos para a saúde, e levando à perda progressiva da audição e inclusive à surdez. Até mesmo na academia. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso post e confira:

Por que os alunos devem evitar os fones de ouvido nas academias?

Especialmente para alunos de academia, os ruídos provenientes de todos os equipamentos em funcionamento e das atividades físicas dos outros alunos podem ser extremamente inoportunos e incômodos, estimulando — de certa forma —, a utilização dos fones de ouvido.

No entanto, o excesso de barulho leva o aluno a aumentar o volume cada vez mais a fim de minimizar os sons ambientes: uma combinação bastante perigosa. No início os sintomas podem aparecer como um zumbido permanente no ouvido, passando por irritabilidade até provocar a perda auditiva. Para evitar que isso ocorra, o mais indicado é ouvir músicas no volume mais baixo para não prejudicar os ouvidos e evitar a utilização de fones de ouvido.

Como substituir os fones de ouvido?

A música ambiente na prática da atividade física

Músicas são capazes de estimular o nosso corpo — seja com um leve bater de pés, mãos ou uma reboladinha singela. O som é capaz de induzir o nosso corpo a tomar certas atitudes e ações. Já reparou como músicas mais calmas nos deixam mais relaxados ao executar alguma atividade? E também como músicas mais agitadas também nos estimulam a agir mais depressa?

Da mesma forma como uma loja reproduz uma música calma para deixar seus clientes mais tranquilos para comprar, uma academia reproduz músicas mais agitadas para estimular seus alunos durante uma atividade física. De uma forma geral, esta é a ação de uma música ambiente.

Além de reduzir o impacto direto dos ruídos no ouvido, provocado pela utilização dos fones de ouvido, a playlist de uma academia é especialmente criada para estimular o tipo de atividade que o aluno deseja praticar. Uma seleção de músicas mais animadas é útil em aulas mais agitadas ou mesmo para a utilização de aparelhos, que exigem reflexos mais rápidos, enquanto que aulas mais calmas, como yoga, alongamentos e pilates já pedem uma playlist mais tranquila.

A vantagem da utilização de uma seleção de músicas ambiente é criar o clima ideal para a prática de exercícios e estimular a interação entre os alunos, aumentando a eficiência da atividade.

Essas pequenas mudanças nos hábitos da academia levam a um aumento na eficiência do exercício e fazem com que os resultados sejam alcançados em menor tempo, sendo visível a diminuição na evasão dos alunos, que podem se sentir desestimulados com a falta de resultados imediatos. Coisa que é frequentemente observada quando os alunos fazem seus exercícios de forma individual, com a utilização de seus fones de ouvido.

E você? O que acha da música ambiente como forma de estimular as atividades físicas? Não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos nas redes sociais! Aproveite para conferir o nosso post 4 dicas para melhorar o ambiente da academia!

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

 

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.