Quer ter uma academia Low Cost? Veja aqui tudo o que precisa saber!

O crescimento das academias Low Cost é nítido, a cada dia que passa uma nova marca ou unidade das grandes redes surge e percebo um certo pânico em muitos proprietários de academias.

A primeira reação de muitos é querer transformar sua academia que, até então é full service, em uma academia low cost. Mas será que essa é a coisa certa a ser feita? É sobre a estrutura e  a missão desse modelo de academias que vamos falar hoje, então, se você também quer saber tudo sobre o assunto, esse post é para você.

Atenção: Low Cost não é Low Price

A primeira coisa que você precisa saber é que o termo Low cost está ligado com baixo custo de operação em uma academia, o que não significa baixo investimento inicial e não significa baixo preço.

Para ter uma academia como essa é necessário fazer um investimento inicial em equipamentos e estrutura que vão demandar pouca manutenção e mão de obra, o que significa que um dos primeiros pontos para você ser uma academia low cost está no planejamento da estrutura.

Uma academia low cost pode ter o preço baixo devido a esse baixo custo de operação, portanto, essas academias podem e conseguem ser low price, mas nem toda academia que é low price, ou seja, que tem o preço baixo, é também low cost, é aqui que muitos gestores se enrolam e acabam indo a falência, pois querem colocar um preço lá embaixo para ser competitivo, mas tem altos custos e essa conta não fecha nunca.

As academias Low Cost oferecem risco para o mercado?

A resposta aqui é direta e reta: Não! Esse formato de academia tem uma missão importante para o mercado fitness, eles estão apresentando a prática de atividades física para pessoas que até então não estavam acostumadas, ou seja, elas representam um serviço de entrada, porém, muitas vezes, a medida que as pessoas tornam a atividade física um hábito, elas também podem começar a exigir mais e isso os faz procurar as academias com mais coisas a oferecer.

As pessoas não vão mais querer pagar o preço da minha mensalidade?

Isso depende! Se os seus alunos conseguirem perceber valor (que é diferente de preço) na sua academia, eles não se importarão de pagar mais por isso. Ou seja, se a experiência na sua academia for boa, se você ajuda o aluno com seus resultados, se o atendimento é próximo e diferenciado, muito provavelmente seus alunos saberão que você vale mais do que uma academia low cost, onde o atendimento pode deixar a desejar.

Conclusão

Se você pretende ter ou transformar sua academia em uma low cost, precisa ter um ótimo planejamento para garantir um baixo custo de operação que irá possibilitar o baixo preço. Mas se você decidir por manter sua academia full service, não há razão para pânico, basta fazer o seu melhor e entregar aos seus alunos uma experiência diferenciada, que eles perceberão valor no que você entrega e não se importarão em pagar mais por isso.

A RadioAcademia da ListenX pode te ajudar a criar uma atmosfera muito mais motivante e agradável além de ser uma ótima ferramenta de comunicação para te ajudar a divulgar seus diferenciais e aumentar o valor percebido da sua academia.

 

 

 

Ana Carolina


Sobre Ana Carolina 

Sou coordenadora de marketing na ListenX. Canceriana, apaixonada pelo que faço e amante de música, livros, natureza e viagens.

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