Como deve ser a recepção das academias?

Como deve ser a recepção das academias: ao criar uma academia, as pessoas se preocupam muito com a localização, os tipos de equipamentos que serão utilizados, os serviços que serão oferecidos e o espaço físico do ambiente. A recepção de academia, no entanto, é muitas vezes deixada de lado, por ser uma área que os usuários não frequentam por longos períodos.

No entanto, essa área é o “cartão de visitas”, o primeiro contato do cliente com a academia, e ele só vai conhecer o restante do estabelecimento se se sentir acolhido. Como é impossível ter uma segundo chance para causar uma boa primeira impressão, trouxemos no post de hoje dicas úteis de como deve ser a recepção da sua academia. Confira:

Arquitetura do local

É muito comum observar academias com recepções parecidas com aquelas de um escritório ou consultório, com um balcão limitando o acesso ou visualização dos ambientes e uma TV ou um sistema de som como entretenimento.

Porém, diferentemente do que acontece nos espaços citados, em uma academia o objetivo da recepção não é entreter os clientes. Ela deve ser apenas o primeiro passo para mostrar às pessoas que a academia é um local onde elas poderão se sentir bem e alcançar os seus objetivos. Para passar essa mensagem, é importante que a sua recepção ofereça vista para as áreas de treino e recreativas e esteja decorada com cores atrativas ou quadros que transmitam essa ideia.

TV e uma Rádio também podem ser utilizados em busca desse objetivo, cumprindo função de quadro de aulas e apresentando dicas e promoções, por exemplo.

Organização da recepção de academia

A organização do ambiente diz respeito à limpeza e à disposição dos objetos e informações. Não é nem preciso dizer que a limpeza deve estar impecável, não é? Além disso, caso tenha panfletos da academia ou de parceiros, mantenha-os agrupados e organizados. Se possível, utilize algum suporte para acomodá-los e placas e informativos em lugares estratégicos para ajudar os clientes a buscar informações rapidamente.

Os objetos nunca devem atrapalhar o fluxo das pessoas ou impedir o contato visual com os atendentes — isso inclui os computadores, displays, entre outros.

Atendimento encantador

Você já deixou de comprar algo, embora a loja fosse bonita e os preços estivessem dentro de suas expectativas, porque o atendimento foi ruim? Ou comprou o mesmo produto ou uma opção similar em outra loja porque conseguiu obter lá todas as informações e respostas de que precisava? Se a sua resposta for sim, saiba que o mesmo pode acontecer com a sua academia.

Para evitar isso, os funcionários da recepção devem ser muito simpáticos e ter grande facilidade de comunicação e paciência para lidar com um público variado. É essencial também que eles conheçam todos os serviços e recursos que a academia oferece, estejam a par dos horários de aulas específicas e, caso não tenham a informação no momento do atendimento, se coloquem à disposição para informar o cliente, seja por e-mail, telefone ou até mesmo redes sociais.

Mas como garantir que seus profissionais propiciem esse atendimento de qualidade? Além de treiná-los bem, é importante oferecer um salário justo. O custo de perder os clientes será muito maior que a diferença entre os salários e, além de aumentar as vendas, você terá clientes muito mais satisfeitos.

É um desafio contar com uma recepção de academia eficaz, mas os resultados certamente serão satisfatórios. Gostou das dicas? Então deixe um comentário contando qual dica você achou melhor e qual delas já utiliza!

Captura de Tela 2016-04-15 às 14.49.09

Cuide da motivação dos seus alunos com a RadioAcademia.

Captura de Tela 2016-04-15 às 14.15.49

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.