Retenção de alunos: 5 dicas essenciais para a sua academia

Retenção de alunos:

Reter os alunos da sua academia significa construir com eles um relacionamento forte, positivo e benéfico, para que continuem retornando e fazendo do local uma parte importante da rotina.

Esse processo de retenção deve ir muito além de apenas conseguir clientes que apareçam várias vezes por semana ou que compram um pacote de três meses de uma só vez. Deve-se atraí-los para dentro do seu negócio, tornando-o indispensável para o cotidiano de quem busca um corpo mais bonito e uma vida mais saudável.

Parece uma missão impossível? Pois saiba que não é! A seguir, veja cinco dicas essenciais para a retenção de alunos na sua academia!

Tenha campanhas de marketing efetivas

O marketing não serve apenas para atrair novos alunos, mas também tem especial importância para manter os clientes sempre por perto. Quer um exemplo? Uma campanha de marketing que use a linguagem certa e que transmita um ambiente positivo na academia fixa essa ideia junto aos alunos, o que faz com que eles fiquem sempre por perto.

Definir uma linguagem correta de comunicação também é importante, já que isso torna o fluxo de informação mais natural e mais assertivo, criando uma experiência que faz sentido para o seu cliente.

Mas o mais importante mesmo é investir em campanhas que estimulem o marketing de relacionamento. Com o marketing digital, isso é possível sem necessitar de um investimento muito grande.

Ao criar uma newsletter altamente informativa, por exemplo, você garante que o cliente fique sempre por dentro das novidades de sua academia. O mesmo vale para a elaboração ou curadoria de conteúdos que ofereçam dicas de treino, alimentação e vida saudável. Com isso, além de disponibilizar o ambiente físico para o alcance de um corpo saudável, a sua academia oferecerá conhecimento e educação.

Use o marketing sensorial para reter alunos

Quando o cliente já estiver em sua academia, o ideal é que ele se sinta bem e satisfeito no local. A academia deve funcionar quase como um refúgio para o aluno, sendo um local onde ele cuida do corpo e também relaxa e esquece de suas preocupações.

Para isso, investir no marketing sensorial é indispensável. Se você tiver um ambiente sempre com odor especialmente agradável, as pessoas ficam dispostas a permanecer mais tempo no local.

Da mesma forma, se as cores do lugar são adequadas, o resultado é um impacto psicológico positivo, gerando motivação, entusiasmo ou mesmo tranquilidade, se for o caso.

A música, por sua vez, é um dos elementos mais importantes. Ter os ritmos certos e que gerem satisfação e motivação pode fazer com que os alunos consigam treinar por mais tempo e retornem mais vezes à sua academia — nem que seja, lá no fundo, apenas para ficar em um ambiente alegre e animado.

Ao criar experiências marcantes e positivas, a sua academia começa a fazer parte da rotina do aluno, ajudando na retenção em médio e longo prazo.

Realize eventos e atividades diferenciadas

A sua academia não precisa e não deve ser um lugar apenas para treinar e praticar atividades físicas em geral. O ideal é que ela seja um lugar em que pessoas com interesses semelhantes se encontrem e compartilhem essas preferências de maneira muito mais livre.

Por isso, é recomendado realizar eventos e atividades diferenciadas. Os famosos “aulões” são ótimas opções de variar as opções da sua academia, estimular a interação social e aumentar a retenção de maneira geral.

Fazer exercícios ao ar livre, montar equipes para determinadas atividades e mesmo realizar gincanas e disputas também são ótimas formas de mudar paradigmas sobre o local. Eventos em datas comemorativas, como uma festa fit, também servem para aproximar os alunos e criar uma comunidade que detém mais retenção.

Ofereça vantagens especiais para os alunos

Quando você oferece algum tipo de vantagem em sua academia, o resultado é que você dispara um gatilho mental conhecido como gatilho de retribuição. Basicamente, ele diz que ao receber uma vantagem ou benefício o cliente se sente como que na “obrigação” de retribuir essa cortesia.

Ao disparar esse gatilho voltando-o para a fidelização, a resposta do aluno vem em forma de retenção.

Mas como fazer isso? Oferecendo vantagens para os clientes mais fiéis! Ao oferecer um desconto depois dos seis primeiros meses, por exemplo, você faz com que as pessoas passem mais tempo ligadas ao seu negócio.

Também é o caso de dar preferência para alunos mais antigos em aulas especiais, oferecer presentes e lembranças em datas específicas ou mesmo descontos com parceiros selecionados.

Tudo isso precisa ser bem pensado e planejado financeiramente, mas quanto mais você estimular a fidelização, mais ela acontece.

Ouça o que seus clientes têm a dizer

Também é muito importante levar em consideração a opinião dos alunos, afinal todas as mudanças devem ser feitas pensando na satisfação deles em frequentar a sua academia, certo?

Por isso, é relevante fazer pesquisas de opinião e pedir feedback para os alunos de maneira geral. Pedir sugestões também é válido, já que dessa forma você vai identificar do que as pessoas sentem mais falta e o que pode ser aplicado de maneira fácil para melhorar os resultados.

O grande impacto dessa atitude é que os alunos se sentem valorizados quando têm as opiniões ouvidas. Se um número suficiente de alunos sugeriu a compra de um determinado equipamento, é natural que eles se sintam especialmente satisfeitos ao verem o novo item no espaço da academia.

Isso também permite que todas as ações tenham mais assertividade, já que são voltadas exclusivamente para as necessidades e desejos de quem frequenta a sua academia. Associada às outras atitudes, a opinião do cliente aumenta a retenção de maneira geral.

Para reter alunos em sua academia, o mais importante é criar uma experiência positiva. Isso pode ser feito tanto pelo estímulo à interação social ou pelo oferecimento de vantagens, como, dentre outras opções, o uso do marketing sensorial. Ao final, sua academia terá alunos mais satisfeitos e que, com isso, se manterão mais próximos do seu negócio de maneira consistente.

Como você tem feito para reter alunos em sua academia? Como anda esse índice no seu negócio? Comente e participe!

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