Saiba como escolher o melhor piso para a sua academia!

A escolha de um piso para academia é algo de grande importância quando você estiver montando seu negócio. Não podemos dizer que haja um único piso ideal, mas pisos ideais para cada tipo de ambiente e de atividade, pois o importante é criar um local onde as pessoas possam malhar com segurança e conforto.

No post de hoje vamos tratar um pouco mais sobre esse tema, apresentando melhores opções para cada tipo de treinamento e mostrar formas de deixar sua academia incrível. Acompanhe!

O que considerar na escolha do piso para academia

Existem três pontos que devem ser considerados no momento da escolha do piso: manutenção, segurança e estética. Vamos ver mais sobre cada um deles agora.

Manutenção

Na hora da decisão, pensar na manutenção é algo fundamental. Isso é importante por dois motivos: primeiro porque academias são locais de grande circulação, então o chão deve ser fácil de limpar.

Em segundo lugar porque mudança de layouts em academias são muito comuns e, assim, o piso não deve ficar com muitas marcas durante uma inversão de posições.

Segurança

Isso é mais que fundamental durante a escolha de um piso para academia. Na área de levantamento de pesos na musculação, por exemplo, o piso deve amortecer o impacto. Ambientes molhados deverão sempre receber pisos antiderrapantes, assim como os locais de atividades voltadas para as crianças.

Estética

Por fim, claro que não deixaríamos a estética de lado, afinal, ninguém quer um ambiente feio, não é? Antes de mais nada, é importante pensar primeiro nas características técnicas do piso, como apresentamos, e então, aliar isso à beleza.

Escolha a melhor opção para cada ambiente

Agora que já vimos algumas características importantes, vamos aos melhores tipos de pisos para cada ambiente em sua academia:

Na área de musculação

Nesse local o piso deverá absorver bem os impactos. Os modelos de borracha são os mais aconselhados e, quanto mais espessos forem, melhor será. Ele também deverá ser resistente, pois neste ambiente é onde ocorrem as maiores mudanças de posição de equipamentos para adequar a academia ao volume de alunos.

Na sala de ginástica

O piso aqui precisa ser antiderrapante — evitando que os alunos caiam e se machuquem — e também deve absorver o impacto do corpo durante o exercício aeróbico. Se sua sala for exclusiva para atividades mais zen, como yoga ou pilates, o uso de pisos mais quentes — como a madeira — torna o ambiente mais aconchegante.

Na sala de luta

Aqui não há muita novidade: o tatame é o piso mais indicado. A exceção é para casos como a capoeira ou o boxe, para os quais um piso mais parecido com o das aulas de ginástica serão opções melhores.

Na piscina e nos vestiários

Aqui o fundamental é o uso de pisos antiderrapantes — para evitar quedas —, além de uma opção que tenha boa absorção de água.

Existe uma grande variedade de modelos de piso para academia no mercado, facilitando bastante sua vida na hora dessa decisão — algumas lojas são, inclusive, especializadas no fornecimento desse tipo de material para o seu negócio.

Na hora de construir ou reformar seu espaço, procure a ajuda de um arquiteto especializado para lhe auxiliar na escolha dos melhores materiais. Isso fará com que você economize tempo e dinheiro com a melhor opção de piso para academia.

Esperamos que você tenha gostado do nosso post de hoje e que, com essas dicas, sua academia possa ficar o mais bem preparada possível para os seus alunos!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Tem mais alguma sugestão? Deixe um comentário

Empresa especializada

Gostou de todas as dicas citadas acima? Procura uma empresa que possa lhe auxiliar a reter e engajar seus alunos? Então conheça agora a Rádio Academia, serviço da ListenX, empresa especializada no assunto.

Conheça a empresa e contrate por 7 dias GRÁTIS:

Rádio Academia

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ACADEMIAS

Coloque o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.