Aprenda a fazer um plano de marketing para academias

Plano de marketing para academias: Dentre todos os passos primordiais para ter uma empresa de sucesso, a comunicação se destaca como um dos pilares mais importantes. Pensando principalmente do ponto de vista das academias, onde é difícil encontrar muitos diferenciais para se destacar da concorrência, é fundamental ter bem estruturado um plano onde conseguimos identificar as oportunidades de mercado e dar ao cliente algumas vantagens e benefícios que englobam o que ele precisa e que realmente leva algum valor.

A primeira vantagem competitiva, nesse momento, é descobrir como fazer um plano de marketing para a sua academia e correr contra a concorrência! Você está preparado? Vamos lá!

Por que fazer um plano de marketing?

O plano de marketing é uma forma de entrar no mercado e entender como ele está — o que os clientes estão pesquisando, o que eles buscam em empresas como a sua e quais são os diferenciais que eles realmente estão procurando nesse momento.

Deixe o achismo de lado! Nesse momento, a única informação permitida é vinda de pesquisas sérias realizadas no mercado. Um dos erros mais comuns ao fazer um plano de marketing é, justamente, seguir uma estratégia baseada em achismos. Não faremos isso, ok?

Como fazer um plano de marketing?

Existem alguns passos fundamentais para iniciar um plano de marketing. Se seguidos corretamente e forem feitos de forma detalhada, o plano será um sucesso.

1. Análise do ambiente competitivo

É fundamental conhecer o ambiente em que a sua empresa está inserida. No caso das academias, é preciso pesquisar como andam os negócios, como estão os concorrentes, quais são as modalidades que eles oferecem e como as pessoas têm se comportado diante essas ofertas. É preciso saber, também, preço médio que tem sido cobrado, quais os parâmetros e diferenciais que cada academia concorrente está utilizando para oferecer novos produtos e escolher os preços que serão comercializados.

2. Descobrindo quem são suas personas

Um outro ponto fundamental e diferencial para a sua academia é conhecer as suas personas e descobrir quais são os perfis mais fortes dentro do seu estabelecimento. Aquela ideia boba de que o seu público-alvo pode ser definido por faixa etária, sexo e classe social está muito ultrapassada. Hoje, quando pensamos no público, precisamos traçar um perfil com nome, idade, características pessoas, objetivos, problemas e soluções que a sua academia pode oferecer.

A vantagem de conhecer todas essas informações a respeito do seu público é que, a partir de agora, você saberá exatamente quais são os problemas que essas pessoas apresentam e saberá exatamente como criar uma comunicação direcionada para esse tipo de público.

3. Definindo objetivos de marketing

E, claro, os objetivos! Antes de iniciar o detalhamento do plano de marketing, é preciso definir os objetivos da sua empresa diante o diagnóstico do mercado e do público que agora você conhece de forma mais aprofundada. Se o seu objetivo é aumentar a quantidade de clientes, precisamos definir junto a isso as metas mensais para alcançar o objetivo final no período de, por exemplo, um ano.

Quer começar a criar o seu próprio plano de marketing? Confira o nosso Guia: como montar um plano de Marketing para sua academia e comece agora a mudar o seu negócio!

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