Reclamação dos alunos, como lidar com elas?

Seus alunos reclamam das músicas da academia? Saiba como lidar com isso!

Não importa o que você faça para agradar seus alunos, as reclamações sobre as músicas da academia continuam? Então, você precisa ler esse artigo e aprender a lidar com essa situação da melhor maneira possível.

Porque prestar atenção nas reclamações?

Bom, isso é algo bem óbvio, se seus alunos estão reclamando é porque estão se sentindo incomodados, certo?

Isso pode ser extremamente prejudicial para a academia uma vez que já sabemos todos os prejuízos que a música errada pode trazer para os resultados dos alunos e, consequentemente, para os resultados da academia.

Se a música não estiver estimulante o suficiente, seus alunos perdem a performance no treino, percebem mais a dor e o esforço das atividades físicas e não conseguem realizar seus exercícios. É por isso que você precisa dar a devida atenção a esse assunto.

Atender a uma reclamação sem critério pode gerar ainda mais reclamações.

Quando um aluno reclama da música e na mesma hora a sua equipe troca a playlist para agradá-lo, isso pode ser seu primeiro fator da grande quantidade de reclamações.

Pensa comigo: 1 aluno está reclamando mas os outros 20 estão treinando no mesmo horário não disseram nada da música (o que pode indicar que, para eles, a música que estava tocando estava boa), quando você muda a música para agradá-lo você pode estar, nesse momento, passando a incomodar os outros 20.

É assim que a sequência de reclamações começa e não termina nunca, porque a cada pessoa que você tenta agradar, você desagrada todas as outras. Esse é um ciclo interminável e é exatamente isso que vejo acontecer em muitas academias por aí.

Consegue perceber o problemão que você tem nas mãos? A busca incessante de agradar um  aluno só destrói a experiência que você proporciona para os outros na sua academia.

Isso sem contar o quão prejudicial a troca de estilos músicas sem critério pode ser prejudicial para o treino do aluno que vinha seguindo uma batida eletrônica, por exemplo, e de repente começa a seguir a batida de um sertanejo, isso mexe diretamente com os ritmo dos movimentos e pode destruir a performance dos alunos.

Mas o que fazer então?

A primeira pergunta que você vai precisar fazer é: Você quer atender a todos os alunos de maneira medíocre ou atender a grande maioria de maneira sensacional?


É preciso criar a consciência de que as pessoas são muito diferentes e vai ser impossível atender 100% dos alunos. Então, se você respondeu que prefere atender muito bem a maioria, você já está começando certo.

Porém, vai ser muito difícil atender até mesmo a maioria se você não conhecer seus alunos, por isso eu sugiro que você aplique uma pesquisa na academia. Entenda o que seus alunos adoram ouvir e o que eles odeiam, dessa maneira você pode conseguir selecionar os gêneros de maior aceitação e montar sua playlist da maneira certa.

Segue aqui um conteúdo com o passo a passo para realizar a pesquisa com seus alunos!

Após a realização da pesquisa, você terá certeza que está agradando a maioria e quando receber a reclamação de 1 aluno, minha sugestão é que você diga o seguinte: “Nossas playlists são montadas com base no gosto da maioria dos nossos alunos, se você não participou de nossa última pesquisa musical, será incrível se você responder a próxima, assim, poderemos atender ao seu gosto musical também”

Desse momento em diante, os poucos alunos que tem gosto musical muito específico e diferente da maioria, saberão que terão de levar um fone para malhar com sua própria playlist e todos os outros estarão contentes e satisfeitos com o que você toca para eles.

Se você seguir essas dicas, tenho certeza que esse problema será resolvido ai na sua academia. Não esqueça de nos contar como foi a experiência de aplicar essa pesquisa e quais foram os resultados!

A Rádio Academia tem diversas playlists desenvolvidas por especialistas que certamente resolverão esse problema para você, além de disponibilizar um sistema de pesquisa para que você pergunte a seus alunos de diferentes períodos quais são os gêneros musicais que mais os estimulam enquanto estão treinando, você ainda terá ajuda com ideias para suas campanhas e eventos, além de ser uma importante ferramenta de comunicação.

Não deixe de experimentar nosso serviço sem nenhum compromisso por 10 dias GRÁTIS. 


Ana Carolina

Sobre Ana Carolina 

Sou coordenadora de marketing na ListenX. Canceriana, apaixonada pelo que faço e amante de música, livros, natureza e viagens.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.